Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Cartas Expediente Edições Anteriores

Notas
por Cinderela Caldeira



Cuidado com presentes barulhentos no Natal!
Presentes como ipods, MP3, celulares e brinquedos sonoros podem comprometer a saúde auditiva de crianças e adolescentes

O alerta é do Grupo de Pesquisa em Zumbido da Clínica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas (HC). De acordo com Tanit Ganz Sanches, otorrinolaringologista do HC e chefe do grupo de pesquisa, “35% dos casos de zumbido diagnosticados pelo HC estão relacionados a ruído, seja por trauma acústico ou por exposição prolongada a sons potencialmente lesivos”, afirma. Os jovens utilizam os aparelhos em casa, na escola, no ônibus, no shopping, num volume tão alto que chega a ser ouvido por outras pessoas ao seu redor, alerta a médica.

Os fones de ouvido são considerados pelos médicos os mais prejudiciais, porque carregam sons de até 120 decibéis diretamente para o tímpano, colaborando com o aparecimento de zumbido, antes mesmo de provocar alguma perda auditiva. O zumbido é um som intermitente ou contínuo, fraco ou bastante perturbador e que muitas vezes pode ser ouvido durante as 24 horas do dia. Esse mal afeta cerca de 28 milhões de brasileiros e é o terceiro pior sintoma, perdendo apenas para a dor e tontura.

Os brinquedos eletrônicos à disposição no mercado, objetos de desejo dos jovens, chegam a emitir ruídos de 82 a 130 decibéis, intensidades maiores do que as estipuladas para um trabalhador adulto. Os abusos, constantes, de sons altos, aliados à crescente poluição sonora, têm causado ainda, irritabilidade, insônia, falta de concentração, agitação, taquicardia, ansiedade, entre outros sintomas. Como é quase impossível resistir aos apelos, a conscientização para o uso correto do aparelho deve ser colocada como norma, porque o tratamento para o zumbido dependerá da causa do problema e da resposta individual do paciente, alerta a médica. Nesse caso vale o ditado: prevenir é melhor que remediar!

   
Imprimir



web
www.usp.br/espacoaberto