por Daniel Fassa
Fotos por Francisco Emolo

 

Metrô oferece apresentações de canto coral em nove estações e facilita o acesso a centros culturais de São Paulo

Neste mês de dezembro, quem usar o Metrô já vai começar a entrar no clima do Natal. Como acontece há 15 anos, diversas estações da Companhia Metropolitana receberão apresentações de corais da capital. La Salle , Ipiranga, Doxa, Coralusp, Rock n' Voice e Coral do HC, são alguns dos grupos que soltarão a voz em diversos horários, até o dia 14 de dezembro. Para encerrar a programação, no dia 19, às 18h30, a Estação Campo Limpo, da linha lilás, será palco de um concerto da Orquestra Filarmônica da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Com 60 componentes, o grupo executará temas sacros e músicas clássicas.

Mas não é só dentro das estações que os paulistanos poderão desfrutar de boa música natalina. Nas proximidades das estações Sé e Anhangabaú, o Teatro Municipal promoverá o seu Festival de Natal. Entre 14 e 16 de dezembro, o Corpo de Baile Jovem e o Balé da Cidade de São Paulo apresentam as coreografias Lês Sylphides e A Linha Curva, respectivamente.

Dando continuidade ao festival, A Orquestra Experimental de Repertório junta-se ao Coral Paulistano para a apresentação da obra A Criação, de Joseph Haydn. O concerto, que acontece no dia 16, às 11h, e no dia 19, às 20h30, contará com a participação dos solistas Martha Herr (soprano), André Vidal (tenor) e Lício Bruno (baixo). A regência será do maestro Jamil Maluf, e a preparação do coro será feita pela maestrina Mara Campos.

 


O Festival de Natal do Teatro Municipal se encerra no dia 20, às 20h30, com o “Concerto de Natal” da Orquestra Sinfônica Municipal com o Coral Lírico , sob a regência do maestro Mário Zaccaro. A apresentação fecha a programação de 2007 do Teatro. No palco, além do coro, os solistas Elisabeth Ratzersdorf (soprano), Keila de Moraes (meio-soprano), Silvia Tessuto (contralto), Miguel Geraldi (tenor) e Daniel Lee (barítono) interpretam o Oratório de Natal, op. 12, de Camille Saint-Saëns, e canções natalinas de vários autores.

Da Linha Vermelha para a Verde, passando pela Azul, quem descer na estação Consolação durante o mês de dezembro também terá grandes chances de alegrar o seu dia com música de Natal. Até o dia 21, toda sexta-feira, às 12h, haverá concertos ao ar livre na concha acústica montada na sede do Banco PanAmericano, em plena avenida Paulista. A programação inclui duas apresentações extras, uma no dia 21/12, às 19h, e outra no dia 24/12, às 12h. Para quem gosta de ballé, uma caminhada de cerca de 1.200 metros leva ao Teatro Fábrica São Paulo, na Rua da Consolação, onde o clássico natalino O Quebra-Nozes fica em cartaz de 8 a 16 de dezembro.

Confira a programação dos corais no metrô, do Teatro Municipal, dos Concertos de Natal PanAmericano e da peça O Quebra-Nozes, além de outras opções culturais nas sessões Exposição e Teatro.

 

 
 
 
 
 
A Espaço Aberto é uma publicação mensal da Universidade de São Paulo produzida pela CCS - Coordenadoria de Comunicação Social.
Todos os direitos reservados®
e.mail: espaber@edu.usp.br