por Claudia Costa

Natal pelos trilhos

 

 

 


Meu nome não é Johnny


Janeiro é o mês de colocar a agenda cultural em dia. A cidade de São Paulo fica mais tranqüila, e além de exposições e espetáculos teatrais, são muitas as estréias cinematográficas. Uma avalanche de filmes chega às telonas e promete entreter desde os pequenos até os adultos. Confira alguns dos títulos que entram em cartaz

Logo no início do mês, dia 4, a estréia fica por conta de Meu Nome não é Johnny (Brasil, 2008), que participou da 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Dirigido por Mauro Lima, tem como protagonista o ator Selton Mello, que interpreta João Guilherme Estrella, típico jovem da classe média que viveu intensamente sua juventude. Com espírito boêmio e aventureiro, foi capaz de todas as loucuras, permitidas e não permitidas, tornando-se no início dos anos 90 o rei do tráfico de drogas da zona sul do Rio de Janeiro. Investigado pela polícia, foi preso e seu nome chegou às capas de jornais, e ao invés das festas passou a freqüentar o banco dos réus. Ainda no elenco estão Cléo Pires, Júlia Lemmertz, Cássia Kiss, entre outros.



Alien vs. Predador 2

 

 

 

 

 


O Caçador de Pipas


Alien vs. Predador 2 (EUA, 2007), de Colin Strause e Greg Strause, entra em cartaz no dia 11 de janeiro. É uma seqüência do filme dirigido por Paul W. S. Anderson em 2004, que colocava frente a frente dois dos mais terríveis alienígenas do cinema: o Alien que atacava a nave da tenente Ellen Ripley (Sigourney Weaver) e o Predador, da série iniciada com o filme estrelado por Arnold Schwarzenegger. No mesmo dia estréiam outros dois filmes: Elizabeth: A Era de Ouro (Inglaterra/França, 2007), de Shekhar Kapur, um drama de época centrado na história amorosa entre a rainha Elizabeth I (Cate Blanchett) e o aventureiro Sir Walter Raleigh; e Mulheres, Sexo, Verdades, Mentiras (Brasil, 2007), de Euclydes Marinho, sobre uma documentarista que, em crise no casamento, redescobre o prazer de viver ao lado de outro homem.

Adaptação do best seller de Khaled Hosseini, O Caçador de Pipas (EUA, 2007), de Marc Forster, conta a história de um jovem afegão que depois de passar alguns anos na Califórnia, nos Estados Unidos, retorna à sua cidade natal para ajudar um velho amigo, cujo irmão mais novo enfrenta problemas. Sua estréia acontece no dia 18 de janeiro. E durante o feriado de São Paulo, dia 25, estréiam vários filmes, entre eles o brasileiro O Signo da Cidade (2007), de Carlos Alberto Riccelli, um drama sobre a história de homens e mulheres que correm atrás de seus sonhos e desejos; e A Lenda do Tesouro Perdido – Livro dos Segredos (EUA, 2007), de Jon Turteltaub, seqüência do sucesso A Lenda do Tesouro Perdido; neste, o caçador de tesouros (Nicolas Cage) acredita estar no caminho certo para descobrir toda a verdade sobre o assassinato do presidente americano Abraham Lincoln, mas para isso precisa encontrar mais pistas que o levarão às 18 páginas arrancadas do diário secreto de Lincoln na época de sua morte. Outro destaque é O Clube de Leitura de Jane Austen (EUA, 2007), de Robin Swicord, em que seis amigos iniciam um clube literário para discutir o trabalho da autora, mas enquanto se encontram descobrem que seus relacionamentos são uma espécie de versão do século 21 dos romances de Jane Austen.



Garoto Cósmico

 

 


Os Seis Signos da Luz


Infantis – No dia 11, os cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife recebem o longa-metragem de animação Garoto Cósmico (Brasil, 2007), dirigido por Alê Abreu. Na história, Cósmico, Luna e Maninho vivem em um mundo futurista, onde tudo é programado, até que certa noite, buscando ganharem pontos extras na escola, os três se perdem no espaço, descobrindo um universo infinito, esquecido em um pequeno circo. Mas um representante é enviado para resgatá-los, e agora eles têm que escolher seus próprios caminhos. Com dublagem de Raul Cortez (seu último trabalho no cinema), Wellington Nogueira, Vanessa da Mata e o cantor Belchior. As canções são interpretadas por Arnaldo Antunes, a própria Vanessa da Mata, entre outros. Garoto Cósmico – que recebeu prêmio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em 2003, por seu roteiro – teve sua estréia no Anima Mundi de 2007 e foi exibido na 31 a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Outro filme é Os Seis Signos da Luz (EUA, 2007), de David Cunningham, adaptação cinematográfica da aclamada saga em cinco volumes The Dark is Rising, escrita por Susan Cooper em 1967 e nunca publicada no Brasil. Na história, o menino Will Stanton (Alexander Ludwig) descobre ser herdeiro de uma linhagem de guerreiros imortais, um Old One, mago que dedica a vida a combater as forças da escuridão. Investigando eventos que datam da fundação da Grã-Bretanha e até nos tempos bíblicos, Will descobre que a escuridão está crescendo, e cabe a ele salvar o mundo desses poderes malignos. A estréia acontece no dia 18.

 

 
 
 
 
 
A Espaço Aberto é uma publicação mensal da Universidade de São Paulo produzida pela CCS - Coordenadoria de Comunicação Social.
Todos os direitos reservados®
e.mail: espaber@edu.usp.br