por Cinderela Caldeira


 

 

 


D. Paulo Evaristo Arns


USP premia destaques na área de Direitos Humanos

Em dezembro foi realizada a oitava edição do Prêmio USP de Direitos Humanos cujo objetivo principal é identificar, distinguir pessoas e instituições que, através de suas atividades, contribuíram para a difusão e divulgação dos direitos humanos no Brasil.

Os vencedores foram selecionados dentre 110 inscritos, 52 na categoria institucional e 58 na categoria individual, por um júri composto por dois professores da Universidade, um professor da PUC-SP e um representante discente da USP.

O vencedor na categoria individual, deste ano, foi d. Paulo Evaristo Arns. D. Paulo conquistou a honraria pela defesa dos direitos civis durante a ditadura militar, de 1964 a 1985, entre outras ações que favoreceram a cidadania no Brasil. Nascido em Criciúma, Santa Catarina, em 1921, ingressou na ordem franciscana em 1939. Ordenou-se presbítero em 1945, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Trabalhou como vigário nos subúrbios de Petrópolis, e em 1966 foi indicado e sagrado bispo auxiliar de d. Agnelo Rossi, em São Paulo. Em março de 1973, foi nomeado cardeal pelo papa Paulo VI e dirigiu a arquidiocese de São Paulo de 1970 a 1998. Hoje é cardeal emérito de São Paulo.

Na categoria institucional, o destaque de 2007 é o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Realiza anualmente cerca de 500 mil atendimentos de ocorrências, entre ações emergenciais de resgate, combate a incêndios e salvamentos. Para este trabalho a corporação conta com 9.271 homens e mulheres alocados em 224 postos de atendimento no Estado.

 

 

 

 
 
 
 
 
A Espaço Aberto é uma publicação mensal da Universidade de São Paulo produzida pela CCS - Coordenadoria de Comunicação Social.
Todos os direitos reservados®
e.mail: espaber@edu.usp.br