Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Capa

por Marcos Jorge
foto por Francisco Emolo



Veja também:
A dependência no trabalho
Casos iniciais de dependência são os mais difíceis de identificar no ambiente de trabalho

 

Foto crédito: Francisco Emolo
Ramires: “Se não houver uma campanha séria, o indivíduo volta ao vício. Se ele tem um problema social relacionado com isso, é preciso ter uma equipe para auxiliá-lo. E não abandoná-lo a própria sorte.”

 

 


Identificar e tratar o consumo abusivo de álcool e drogas é o mais novo desafio do Sisusp

O mês de março começou com uma novidade sobre a mesa das chefias de departamento, unidades e demais órgãos da Universidade. Juntamente com ofícios, contratos e outros compromissos profissionais, chegou um breve questionário sobre políticas de enfrentamento do consumo de álcool e drogas.

No questionário, perguntas sobre a existência de programas para lidar com o consumo de drogas, álcool e tabaco na unidade, se já tiveram problemas relacionados a este assunto, se algo foi feito para resolvê-los, entre outras questões.

Longe de ser um questionário para patrulhar a vida pessoal do servidor da Universidade, o documento é apenas uma primeira etapa de uma iniciativa do Sisusp (Sistema Integrado de Saúde da USP) para enfrentar a questão do consumo de álcool e drogas entre funcionários e professores.

O questionário servirá para mapear os casos e poder direcionar as próximas ações de uma maneira mais pontual fazendo, por exemplo, campanhas específicas para cada público. “A idéia é colaborar na sintonia entre todos os lugares que atendam alcoólatras e drogados dentro da Universidade para que a gente possa dar uma assistência adequada”, explica o presidente do Sisusp, José Antônio Franchini Ramires.

página 1 | 2 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto