Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Cultura
por Maria Clara Matos
Fotos por Francisco Emolo e divulgação

Arte sobre fotos de Sônia Parma

 

Foto crédito: Francisco Emolo
Professora Maria Izabel Branco Ribeiro, diretora do Museu de Arte Brasileira da Faap

 

Foto crédito: Philippe Maillard
Traje judeu (babouches, cinto,colete, saia) do fim do século XIX


Exposição “Marrocos” traz obras de arte e peças artesanais, que revelam a rica identidade do país mesclada às diversas influências, principalmente a européia

Litoral dividido entre as águas claras do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo, ao sul limitado pelo Deserto do Saara e no inverno marcado pela neve da Cordilheira do Atlas. Marrocos, país situado no extremo noroeste do continente africano, não conjuga diversidades apenas em relação ao clima. A Terra do Sol Poente, significado de Marrocos em árabe,está localizada próximo da Europa, o que resultou em séculos de trocas e dominações, caracterizando-se como terra de convergência e mistura de culturas diversas. Reunindo cerca de 500 obras de vários museus e bibliotecas do país africano, o Museu de Arte Brasileira (MAB) da Faap apresenta a exposição “Marrocos”, que pode ser visitada até o dia 22 de junho.

“O tema Marrocos surgiu do fato do país ser um ponto de encruzilhada. Por conta de sua localização geográfica sempre foi um lugar de passagem.” Professora Maria Izabel Branco Ribeiro, diretora do MAB, explica que o país liga-se ao norte com a Espanha pelo Estreito de Gibraltar rota de muitos povos. Assim caracterizou-se como um ponto de encontro, em que cada uma das populações passou deixando contribuições que foram utilizadas para sedimentar uma cultura com características muito próprias.

Toda essa rica cultura marroquina será abordada pela mostra que se apresenta dividida em quatro setores. O primeiro deles refere-se às origens, explorando a Pré-História do Marrocos e trazendo peças como vasos decorados do período neolítico e incisões rupestres da idade do bronze.

página 1 | 2 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto