Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Notas
por Talita Abrantes

Veja também:
Análise do padrão alimentar do paulistano mostra riscos à saúde
Mal de Alzheimer pode ter os dias contados

 

 


Foto crédito: Francisco Emolo
Pesquisadores aprendem sobre funções do novo supercomputador em workshop


Novo supercomputador é inaugurado na USP

Quase um ano depois de adquirir seu primeiro supercomputador, a USP acaba de receber outra máquina para uso em High Performance Computing (HPC). O equipamento foi inaugurado no dia 13 de março durante o 2º Workshop de Computação de Alto Desempenho.

Batizado de Jaguar, o novo supercomputador, produzido pela empresa SGI, é equipado com 56 processadores capazes de acessar os 112GB de memória disponíveis. “A outra máquina é mais voltada para o processamento, enquanto esta apresenta maior disponibilidade de memória”, compara Teresa Cristina Carvalho, diretora do Centro de Computação Eletrônica (CCE) e presidente do Conselho Diretor do Laboratório de Computação Científica Avançada (LCCA).

“A questão não é que uma é melhor que a outra. Elas são complementares”, afirma Alberto Camili, diretor da Divisão Técnica de Operação do LCCA. “Agora, temos solução para todos os tipos de pesquisa.” O coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), Gil da Costa Marques, concorda: “Com estes dois equipamentos, a Universidade está bem servida com computação de alto desempenho”.

Segundo o vice-presidente e chefe do escritório de tecnologia da SGI, Eng Lim Goh, a empresa Digital Globe, que fornece imagens da Terra para o sistema Google Earth, utiliza o mesmo equipamento para captar dados de satélite. E, enquanto as empresas automobilísticas McLaren e Honda usam a máquina para simular projetos de carros, a NBA armazena cerca de meio milhão de fitas de gravações de jogos na memória do supercomputador.

“Se nós queremos evoluir na pesquisa e executar coisas mais complexas, precisamos de máquinas que dêem estes subsídios”, opina Teresa. Os pesquisadores que quiserem utilizar o Jaguar devem submeter um formulário do projeto à aprovação de Comitê do LCCA e produzir relatório com os resultados. Para saber outras informações sobre cadastro clique aqui.

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto