Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Comportamento
por Talita Abrantes
fotos por Cecília Bastos

 



Dois em cada 20 brasileiros possuem traços de resiliência – capacidade para lidar com os problemas de maneira mais saudável. Saiba como desenvolver essa habilidade no seu cotidiano

Nas ciências exatas, a resiliência refere-se à capacidade de alguns materiais de voltar ao formato original mesmo após um período de forte pressão. "Se o objeto se quebrar significa que ele é pouco resiliente", aponta Elko Perissinotti, diretor do Núcleo Aberto de Resiliência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Certas pessoas apresentam aptidão semelhante. A ex-candidata à presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt, parece se encaixar neste grupo.

Ninguém esperava o olhar sereno de Ingrid em 2 de julho quando foi libertada dos mais de seis anos em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Apesar do longo período em cativeiro, pelo menos nas horas após o resgate, ela pouco se enquadrava na imagem de um ex-refém. "Pessoas resilientes conseguem não apenas superar as situações difíceis, mas sair melhor do que quando entraram", explica Ana Maria Rossi, diretora do International Stress Management Association no Brasil (ISMA). Sem se acovardar, segundo Perissinotti, "elas enfrentam as circunstâncias da vida com menos ansiedade".

Flexibilidade, alto potencial de adaptação e auto controle são características marcantes nesses indivíduos. “Resiliência significa conhecimento do mundo e de si mesmo e, a partir disso, poder para mudar aquilo que é conhecido”, explica o psiquiatra. Nessa linha, eles nunca perdem um olhar otimista sobre a vida. Contudo, isso não significa que tais pessoas sejam resignadas ou complacentes. Ao contrário, a “resiliência implica um enfrentamento ativo, racional e ponderado”, aponta o psiquiatra. “Não tem nada a ver com um indivíduo inocente, abobalhado, sem senso crítico.”

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto