Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Cultura
por Talita Abrantes
Fotos por Cecília Bastos

 

 

 

 

 


Evento comemora 200 anos do livro no Brasil com lançamento de obra colaborativa

Janeiro de 1808. Junto com todas as promessas de modernidade vindas com a transferência da corte real portuguesa para o Brasil, desembarcavam as primeiras obras da Biblioteca Nacional. Estava inaugurada a era do livro no Brasil. Para celebrar esta data, cerca de 900 editoras estarão reunidas no Pavilhão do Anhembi, de 14 a 29 de agosto, durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Estimulados pela data, os organizadores da Bienal decidiram, nesta edição, criar uma obra coletiva que poderia ser escrita por qualquer um pela internet. Moacyr Scliar, autor de obras como O exército de um homem só e A mulher que escreveu a Bíblia, deu o pontapé inicial e assinou o primeiro capítulo do O Livro de Todos. De 16 de maio a 16 de junho, o site recebeu 362 textos que foram avaliados, selecionados e editados por uma comissão editorial da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo sob supervisão do jornalista Almyr Gajardoni.

No final, 173 internautas-escritores assinaram a obra. Entre eles, o escritor e psicanalista Roberto Shinyashiki e o vencedor do prêmio Jabuti, Menalton Braff. A versão impressa do livro, que tem capa ilustrada por Maurício de Souza, será lançada no dia 16 de agosto, às 17h, no estande da Imprensa Oficial. O evento terá sessão de autógrafos com todos os autores. O Livro de Todos pode ser conferido na íntegra no site www.livrodetodos.com.br.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto