Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Notas
por Cinderela Caldeira

Veja também:
Doença genética pode estar relacionada à deficiência de minerais

 

 




Evento sobre aleitamento materno no HU

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário (HU) foi inaugurado em agosto de 1999 e, mensalmente, são realizados, em média, 330 atendimentos, o que gera cerca de 66 litros de leite doados. O BLH conta com aproximadamente 70 doadoras da região do Butantã, e o leite coletado é distribuído a bebês internados no berçário e na UTI do HU, correspondendo a 56 receptores/mês.

O leite coletado precisa passar por um rigoroso controle de qualidade que envolve medida de acidez, exames microbiológicos (cultura de bactérias) e crematócrito (análise da gordura e do valor calórico do leite), além de ser fracionado e pasteurizado.

Os especialistas do banco de leito do HU também são responsáveis pela orientação preventiva e curativa às mães sobre  problemas relacionados à amamentação de bebês nascidos no hospital ou outras maternidades e que já tiveram alta médica.

Em comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece na primeira semana de agosto, o Hospital Universitário realizará o evento Apoio às Mães: Em Busca do Ouro, no dia 14, a partir das 9h30, no auditório do segundo andar do hospital.

A programação inclui conferências, exposição de painel, apresentação dos Doutores da Alegria às mães e confraternização. Mais informações sobre a inscrição e o evento pelo e-mail cep@hu.usp.br ou no telefone 3091-9210 com Eufrásia ou Liduina.

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto