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por Maria Clara Matos
fotos por Cecília Bastos e divulgação



Recente resolução do Banco Central ampliou a gratuidade de serviços bancários, os chamados essenciais; após cinco meses a população deve ficar atenta às alterações

Em 2007, o Conselho Monetário Nacional instituiu diversas medidas com o objetivo de estimular a competição entre os bancos e dar mais transparência à remuneração dos serviços bancários. Essa é uma ótima notícia aos que não gostam de abrir os extratos da conta quando eles chegam em casa e aos que têm certeza de que no futuro a melhor alternativa será guardar dinheiro no colchão. Mas fugir dos bancos e de suas tarifas não é a melhor alternativa. Estar atento às cobranças e fazer reclamações, aliás de qualquer tipo de serviço quando se sente lesado, é ótima opção para obter serviços melhores e mais baratos, atentam os técnicos do Procon.

Você sabia que hoje em dia, se todos soubermos controlar nossas contas, podemos não ter de pagar mais por tarifas de saques, cheques ou extratos? A resolução do Banco Central (Bacen) está em vigência desde 30 de abril de 2008 e estabeleceu a criação de quatro categorias de serviços bancários sendo que uma delas engloba serviços oferecidos gratuitamente ao consumidor. Cristina Rafael Martinussi, técnica do Procon, enfatiza: “Se o consumidor tiver um controle orçamentário, conseguir controlar sua conta, não vai ter tantos gastos como tinha antes”.

As instituições bancárias têm até seis meses – ou seja, até o final de outubro – para se adaptarem às novas regras, mas o consumidor já deve estar alerta para as cobranças que estão sendo debitadas em sua conta corrente. Os quatro tipos de serviços criados foram: os essenciais, os prioritários, os diferenciados e os especiais.

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