Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Comportamento
por Talita Abrantes
fotos por Cecília Bastos

 


Veja também:
Livres do tabaco
Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas aliam proibição ao tratamento antitabágico no combate ao fumo

 


Projeto do Museu de Anatomia Humana apresenta a estudantes do ensino fundamental ao superior as conseqüências do cigarro para o organismo

Eles ainda nem entraram na adolescência, mas já estão dando seus primeiros passos em direção ao vício. Em pesquisa feita em escolas de São Paulo, o pneumopediatra do Hospital Universitário João Paulo Becker Lotufo constatou que 5% das crianças entre 7 e 10 anos já deram uma tragada em um cigarro. Daquelas que estão na faixa etária de 11 aos 14 anos, 20% experimentou e 5% já fumou um cigarro inteiro. "Dos 15 aos 19 anos acontece o pulo-do-gato – 20% a 30% dos adolescentes iniciam-se no tabagismo", calcula o médico.

"Cansado" de tratar adultos fumantes, como ele mesmo diz, Lotufo decidiu mirar na prevenção da dependência de nicotina. Em parceria com o Museu de Anatomia Humana (MAH), ligado ao Instituto de Ciências Biomédicas, o pneumopediatra coordena uma campanha antitabagista para alunos dos ensino fundamental ao superior. "Os estudantes têm que saber que a dependência da nicotina é real", opina. "De cada três pessoas que começam a brincar de fumar, uma vai fumar para o resto da vida."

O projeto, financiado por um programa de Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), promoveu durante todo o mês de agosto cinco sessões diárias para grupos escolares com palestras e visitas ao acervo específico de peças anatômicas humanas afetadas pelo tabaco. Em uma segunda ocasião, os estudantes assistiram a uma peça de teatro encenada pela equipe Doutores da Saúde e participaram de um concurso de cartazes sobre o tema. Estima-se que cerca de 3 mil alunos do ensino fundamental à graduação tenham passado pelo projeto.

página 1 | 2 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto