Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Conheça USP
Por Talita Abrantes
Fotos por Francisco Emolo

Veja também:
Um anel de conhecimento
Rede de fibras ópticas à velocidade de 1 Gbps garante agilidade na comunicação de dados entre instituições da capital

 


De acordo com o coordenador do Projeto Rute, Luis Messina, 57 instituições serão atendidas pelo programa

 

 

Crédito foto: Francisco Emolo
A Faculdade de Medicina investiu os recursos do projeto na criação do primeiro estúdio interativo do país. É o que conta Chao Lung Wen, chefe da disciplina de telemedicina ministrada na faculdade


São Paulo ganha quatro núcleos de telemedicina. Projeto nacional pretende democratizar acesso à saúde por meio das novas tecnologias

De acordo com os Indicadores e Dados Básicos para Saúde do Brasil (IDB), em 2006 o estado de São Paulo era a unidade da Federação com maior concentração de médicos, 92 mil ao todo. A partir de agora, parte destes profissionais poderá compartilhar seu trabalho com instituições de outros estados através da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). O projeto, coordenado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), provê infra-estrutura de comunicação para hospitais universitários de todo o país.

Até agora, 19 instituições receberam os equipamentos. Estima-se que no fim do ano outras 38 já estarão ligadas ao grupo. Os núcleos paulistanos, inaugurados em 19 de novembro, foram instalados  no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC/FM), no Hospital Universitário (HU), Hospital São Paulo e Instituto Dante Pavanezze. De acordo com Luis Messina, coordenador nacional da rede, o programa tem o objetivo de estimular a "pesquisa colaborativa em saúde, educação formal e continuada à distância, além de assistência remota".

O conceito, no entanto, não é novidade para comunidade USP. Em 1997, a FM foi pioneira no Brasil em implantar uma disciplina de telemedicina. Tempos depois, em 2004, todo o complexo hospitalar da unidade foi interligado por rede semelhante. Segundo Chao Lung Wen, chefe da disciplina de telemedicina ministrada na faculdade, cerca de 420 videoconferências são feitas anualmente na unidade.

Contudo, a experiência no HC ultrapassa simples reuniões à distância e, com isso, mostra que o potencial de uso da telemedicina pode revolucionar a idéia de cuidados em saúde no Brasil. Dessa forma, os recursos enviados pela Rede Nacional de Pesquisa foram investidos na consolidação de infra-estrutura para produção de conteúdo digital. "Criamos o primeiro estúdio interativo do país com equipamento de teleconferência e estúdio de TV", conta o professor. A idéia é desenvolver programas reunindo áreas de diversos centros para fins de educação e prevenção.

página 1 | 2 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto