Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Cultura
por Maria Clara Matos
Fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo


Foto crédito: Cecília Bastos

Foto crédito: Cecília Bastos

 

 

 

 


Com mais de cem anos de existência, o Museu Paulista revela em seu subsolo particularidades do cotidiano dos séculos 18 e 19

Talvez não fosse o objetivo dos políticos, nem dos empresários ligados a D. Pedro II, quando pensaram em criar o Monumento à Independência para marcar o lugar onde teria sido proclamada nossa liberdade em relação ao governo luso. Porém, cem anos depois, o local abriga o mais antigo museu de São Paulo e um dos mais visitados do país. O Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, foi inaugurado em 1895 e hoje possui acervo grandioso com cerca de 70 mil volumes e sua biblioteca, 40 mil fotografias dentre outros milhares de itens. Uma das atrações do museu é seu subsolo, atualmente aberto à visitação.

As instalações subterrâneas do museu foram abertas em 1997 e abrigam o que Cecília Helena Salles de Oliveira, atual diretora do Museu Paulista, chama de “exposições tópicas”, ou seja, pequenas mostras de acervos que quase nunca estão na área mais conhecida do museu. Atualmente é possível visitar a “Exposição: Tropas e Tropeiros” e ver esporas e estribos dos séculos 18 e 19, malas de viagens, pinturas com imagens de pousos e tropas.

A mesma área também guarda tesouros da época da mineração como instrumentos e pinturas. Há ainda local reservado a peças de iluminação e mobiliário que traz pinturas, móveis, louças dos séculos 18 e 19. Uma sala em especial chama a atenção, a que contém uma coleção de ferros de passar. Os tijolos à mostra revelam a centenária estrutura do edifício.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto