Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Notas
por Cinderela Caldeira

Veja também:
Filosofia de Ribeirão Preto quer criar curso à distância

 



Demanda de atendimento no HU ultrapassa capacidade, apesar da Lei Seca

“O movimento pode ter diminuído nos hospitais de maior porte, mas como o Hospital Universitário (HU) é uma referência no serviço de resgate, o número não diminuiu”, afirma o professor Arnaldo José Hernandez, chefe da Ortopedia no hospital.

A Lei Seca instituída pelo governo federal não causou impacto na rotina do HU que continua acima da capacidade. Em 2007, o hospital atendeu 43.692 pacientes na ortopedia. Até junho de 2008, já foram atendidos 21.854. A maioria destes acidentes são traumas pequenos do dia-a-dia, mas, apesar disso, alguns pacientes precisam de tratamento prolongado ou cirúrgico.  Cerca de 10% são acidentes graves, com a necessidade de internação diária de oito a doze leitos.

Para Hernandez, existe a necessidade de um redimensionamento da rede pública para o atendimento dos pacientes ortopédicos. Em 2007 foram atendidos 7.359 pacientes acidentados no HU, e até junho deste ano o hospital já atendeu 4.065 pacientes que sofreram acidentes.

O HU foi concebido para ser uma unidade de atendimento primário e secundário para uma região bem definida. “Os pacientes trazidos por resgate e serviço de remoção público, com freqüência, vêm de uma região maior e com muitos casos graves”, diz Hernandez. De acordo com o médico, o problema está na violência no trânsito, como atropelamentos e acidentes com motociclistas. Os traumatismos mais graves atendidos no hospital ocorrem, principalmente, em pacientes jovens entre 18 e 30 anos.

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto