Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Capa
por Talita Abrantes
fotos por Cecília Bastos

 

Veja também:
Abaixe o volume!
Abuso na exposição a sons muito altos pode levar a perda de audição. Zumbido é um dos primeiros sinais de alerta


Zumbido pode ser sintoma de diversos tipos de problemas que afetam o organismo. Investigar essas causas é o primeiro passo para a cura

O silêncio absoluto é uma idéia abstrata para aproximadamente 17% da população mundial. Acometidas pelo zumbido, rotineira ou esporadicamente, essas pessoas são incomodadas por um chiado, apito ou outro ruído sem fonte sonora externa. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, o zumbido não é uma doença, mas um indicativo de que algo pode estar errado com o organismo.

A coordenadora do Grupo de Zumbido do Hospital das Clínicas, Tanit Ganz Sanches, compara o ouvido com um cristal. "Ele é bastante delicado. Se algum problema afeta o corpo, aquilo que é mais sensível dará o alerta primeiro", aponta. Com isso, o zumbido apresenta-se como sintoma de quase 200 diferentes tipos de distúrbios que podem se originar no ouvido ou não. Para curá-lo, o segredo, segundo a médica, é atacar essas possíveis fontes. "É preciso fazer uma investigação profunda e exames complementares para descobrir a causa e então atuar nela", diz.

Dos fatores originários no ouvido Tanit lista questões desde rolha de cera, infecção "até doenças mais chatas, como oteosclerose, labirintites, tumores" e lesões causadas pela exposição à poluição sonora.

Por outro lado, o abuso de alimentos ricos em cafeína, açúcar e gordura também pode desencadear o zumbido da mesma forma que problemas musculares da região da cabeça e do pescoço. Outras causas podem estar ligadas a distúrbios na coluna cervical, de tireóide, doenças do coração, da articulação tempora mandibular, além problemas neurológicos e emocionais, como estresse.

página 1 | 2 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto