Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Comportamento
por Maria Clara Matos
fotos por Cecília Bastos

 


Veja também:
Dicas e recomendações de consumo
Opções de light e diet não faltam, mas a dica é não abusar e prestar atenção na procedência dos produtos que consumimos

 


Entre pesquisas e novos diagnósticos, os especialistas não possuem conclusões definidas em relação aos edulcorantes, mas alertam para seu uso equilibrado

A sociedade que se choca com os casos de anorexia é a mesma que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), contará em 2015 com aproximadamente 700 milhões de casos de obesidade, ou seja, quase quatro vezes a atual população do Brasil. As pessoas que se alarmam com a possibilidade dos adoçantes causarem câncer também se preocupam com os 180 milhões da população com diabetes. O que os nutricionistas e médicos indicam em relação ao consumo de açúcares e adoçantes? Equilíbrio. Conhecer as ingestões diárias recomendadas e as diferenças entre produtos light e diet são informações importantes para se levar uma vida saudável.

De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Alimentos Dietéticos para Fins Especiais (Abiad), o setor de edulcorantes cresceu mais de 1.875%, nos últimos 13 anos. Isso significa que cerca de 40% das residências brasileiras fazem uso dessas substâncias, como integrantes de certos alimentos e medicamentos. Os edulcorantes são as substâncias que dão o sabor doce aos alimentos, compondo os chamados adoçantes e podem ser naturais como a frutose, a stévia e a sucralose ou artificiais como o ciclamato, a sacarina e o aspartame.

Mas qualquer um pode fazer uso dos adoçantes? As respostas dos especialistas são as mais variadas possíveis, mas apontam para o uso equilibrado e coerente do produto.  Segundo a nutricionista do Hospital Universitário (HU) Soraia Covelo Goulart, a utilização é mais indicada para quem está seguindo um plano alimentar para perda ou controle de peso, é diabético ou tem intolerância à glicose, “não basta não consumir o açúcar ou trocá-lo por adoçante dietético. O ideal é manter hábitos de vida saudáveis”.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto