Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Exposição
por Claudia Costa



Entrada da exposição sobre a vida e obra de Einstein

 

 

 


Harpa de Luz, um dos módulos da mostra

 

 

 


Máquina do Tempo, que exibe a variação da passagem do tempo proporcional à velocidade relativa do visitante


O homem por trás da ciência

“Minha vida é uma coisa simples, que não interessa a ninguém”, disse Albert Einstein certa vez. Para desvendar a vida desse gênio da ciência, o Instituto Sangari, em parceria com o American Museum of Natural History, de Nova York, traz pela primeira vez ao Brasil a mostra “Einstein”. Objetos pessoais, fotos, fac-símiles de cartas e manuscritos e uma série de instalações interativas que usam tecnologia de ponta, transportam o público ao universo de Einstein. Vista por mais de 2 milhões de pessoas no mundo, a mostra foi ampliada e adaptada especialmente para o Brasil, o primeiro país do Hemisfério Sul a receber  a exposição. 

Com curadoria do renomado cientista e pesquisador do Departamento de Astrofísica do AMNH, Michael M. Shara, a exposição está dividida em dez módulos temáticos, incluindo dois novos: Átomos, que destaca a contribuição de Einstein para comprovar a sua existência, abrindo as portas da física qüântica, através de uma instalação com esferas que se chocam para demonstrar um efeito apenas visível microscopicamente, o movimento browniano; e Einstein no Brasil, em que a viagem do cientista pelo Brasil e América Latina é mostrada em vídeo com fotos e trechos de seu diário.

Destaque ainda para os módulos Luz, sobre a Teoria da Relatividade com a instalação Teia de Luz, que propõe ao visitante o desafio de atravessar uma sala cortada por feixes de luz sem tocá-los; Energia, com manuscritos que revelam o caminho percorrido até concluir sua teoria sobre a relação entre energia e massa e apresenta uma instalação que permite compreender a fórmula E=mc² de forma didática e acessível; e Legado, que mostra como Einstein influenciou gerações de pensadores e se manteve vivo, além de trazer a deslumbrante instalação Harpa de Luz e um mural de cartas escritas por crianças com perguntas sobre múltiplos assuntos.

Além disso, um cinema 3D tem como tema uma incrível viagem pelo espaço até quase atingir a velocidade da luz. E dois espaços, Laboratórios de Aprendizado, abrigam atividades, com educadores, sobre alguns dos conceitos vistos na exposição. Um deles permite que os visitantes vejam, com auxílio de microscópios, o movimento browniano descrito por Einstein em 1905. O outro explora as propriedades da luz, realizando alguns experimentos de espectroscopia ótica.

Parque do Ibirapuera
Local: pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira (portão 10, próximo ao Planetário)
Fone: (11) 3468-7400
Horários: de terça a sexta, das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h
Ingressos: R$ 15,00
Data: até 14 de dezembro 

 

Leia também:
cultura em destaque
teatro
cinema
música
resenha autor usp
resenha adulto
resenha infanto-juvenil

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto