Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Notas
por Cinderela Caldeira

Veja também:
Cartório instalado no HU registra aumento de atendimentos

 

 

 



Professor Paulo Nogueira Neto ganha medalha

Paulo Nogueira Neto, ambientalista e Professor Emérito da Universidade de São Paulo, receberá a Medalha Rocha Lima durante a abertura da 11ª Reunião Anual do Instituto Biológico, no dia 3 de novembro em São Paulo.

A medalha foi instituída pela Sociedade Paulista de História da Medicina em comemoração do cinqüentenário da descoberta e caracterização da Ricckettsia prowazeckii, bactéria causadora do tifo epidêmico, em 1966, pelo sanitarista Henrique da Rocha Lima, que foi diretor do Instituto Biológico de 1933 a 1949.

Nogueira Neto se especializou em comportamento animal, em ecossistemas terrestres e mudanças climáticas. Na Universidade ajudou a criar o Departamento de Ecologia Geral no Instituto de Biociências. Organizou e dirigiu a Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema).

Durante sua gestão na Sema, criou e estabeleceu 3 milhões de hectares de 26 estações e reservas ecológicas, além de 1,5 milhão de hectares em áreas de proteção ambiental. Fundou e foi o primeiro presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), e secretário do Meio Ambiente, no âmbito federal.

Entre os prêmios recebidos por Nogueira Neto estão a Ordem do Cruzeiro do Sul, a Ordem do Ipiranga, a Comenda Alvorada, a Comenda da Ordem do Rio Branco, o Prêmio Fritz Müller, o Prêmio Paul Getty e o Prêmio Duke de Edinburgh, da WWF Internacional.

Fonte: Agência Fapesp

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto