O lateral que foi o maior de todos os tempos

No último domingo, 16 de agosto de 2020, o programa Universidade 93.7 da Rádio USP FM apresentou a peça “O lateral que foi o maior de todos os tempos”, que conta a história de Djalma Santos, craque máximo da Associação Portuguesa de Desportos. Este radiodrama faz parte da série Seleção Paulista dos Craques de Outrora, que está sendo veiculada nos meses de agosto, setembro e outubro de 2020.

Seleção Paulista dos Craques de Outrora é uma série radiofônica de 12 peças radioteatrais autônomas que montam uma seleção paulista de times e craques símbolos entre 1890 e 1960. Escrita, interpretada e produzida por Rafael Duarte Oliveira Venancio a partir das reflexões de seu pós-doutorado Futebol não é só no Gramado: a narrativa no radiodrama esportivo de Estevam Sangirardi (realizado entre fev/2019 e ago/2020 na ECA-USP), a ideia é, em cada peça, contar a História do Futebol Paulista a partir de estórias narradas por um mascote sonoro de cada time criado (ou reinventado) pelo autor.

A série é uma produção conjunta dos grupos de pesquisa MidiaSon – Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora e Alterjor – Jornalismo Popular e Alternativo, ambos da ECA-USP.