Workshop aborda história, sustentabilidade e jornalismo na cobertura do automobilismo

Por Marcelo Cardoso

A cobertura jornalística no automobilismo é um tema que desperta grande interesse entre estudantes de Comunicação e fãs do esporte a motor e, portanto, inspirou a criação de um workshop gratuito oferecido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

O workshop Automobilismo e Jornalismo: história, conceitos e cobertura foi dividido em três abordagens que ocorreram por meio de palestras e interações entre organizadores e inscritos:    

O professor e jornalista Rafael Duarte Oliveira Venâncio comentou parte da história do automobilismo tendo como foco corridas nacionais e a trajetória internacional de importantes pilotos brasileiros. Venâncio destacou grandes pilotos esquecidos ao longo da nossa história como Chico Landi, José Carlos Pace e Ingo Hoffmann.

Na segunda palestra o professor e jornalista Marcelo Cardoso trouxe conceitos sobre a sustentabilidade que ajudarão o jornalista nas pautas que envolvem o automobilismo no século 21. Cardoso tratou das categorias “verdes” como a Fórmula-E e a novíssima Extreme-E off-road que terá até uma etapa em nossas terras.

O jornalista e professor Sergio Quintanilha fechou o curso com 27 dicas “poderosas” para uma boa cobertura automobilística. Quintanilha explicou alguns conceitos técnicos que fazem parte do cotidiano do esporte a motor como pneus, câmbio, direção na chuva, sistema de tração nos carros, etc.

O Workshop Automobilismo e Jornalismo: história, conceitos e cobertura foi uma iniciativa do Centro de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA-USP, sob coordenação-geral do professor Luciano Victor Barros Maluly. As palestras ocorreram de forma virtual no dia 20 de maio, entre 19h e 22h.

Quem quiser assistir basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=gYsgAcPrajM ou acompanhe abaixo: