fau
ensino
pesquisa
cultura e extensão
 
eventos
concursos
defesas
home  contato  mapa do site  usp
 
   
I


concursos
 
Concursos Docentes


Universidade de São Paulo
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Departamento de Tecnologia

EDITAL ATAAc 040/2012

O Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, aprovado de ad-referendum do Conselho Técnico – CTA, estarão abertas no período de 25/6/2012 a 24/7/2012, das 9h às 12h e das 14h às 16h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, as inscrições para contratação de um docente por prazo determinado, como Professor Contratado III (professor doutor), recebendo o salário de R$ 1.510,67, em Jornada de doze horas semanais de trabalho, junto a área de conhecimento de Tecnologia do Design do Departamento de Tecnologia da Arquitetura.

1 – Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes da Unidade, sendo um do Departamento /Área a que pertence à disciplina e dois de outro.

2 – As inscrições serão feitas na Seção de Apoio Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, situada à Rua do Lago, 876 – Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” - SP, térreo, devendo o candidato apresentar:
I – cópia da cédula de identidade
II - cópia do CPF
III – memorial circunstanciado, em 05 (cinco) vias, no qual sejam comprovados os títulos, tais como, os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos. Por memorial circunstanciado, entende-se a apresentação de análise reflexiva sobre a formação acadêmica, as experiências pessoais de estudo, trabalhos, pesquisas, publicações e outras informações pertinentes à vida acadêmica e profissional indicando motivações e significados. Esse Memorial deverá ser acompanhado da documentação correspondente ao alegado, de forma que se possa correlacionar cada atividade declarada no Memorial com a respectiva peça da documentação. Os candidatos deverão entregar a documentação acondicionada em caixas (tipo arquivo), com indicação dos números dos documentos contidos em cada uma delas, de acordo com modelo disponibilizado no sítio da FAUUSP (www.fau.usp.br/concursos);
IV - prova de que é portador do título de doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes.

§ 1º - A inscrição deverá ser feita pessoalmente pelo candidato ou seu representante. No caso de representação, o portador deverá apresentar os documentos do candidato, acima descritos, além da procuração do candidato.

§ 2º - Não serão recebidas inscrições pelo correio, por email ou por fax.

3 – O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação de um  candidato aprovado.

4 – Atribuição da função: o (a) candidato (a) aprovado (a), a ser contratado (a), deverá ministrar a disciplina: AUT2504 Produção Gráfica.

5 – A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em fase única, na seguinte conformidade:
- Prova escrita (peso 2).
- Julgamento do Memorial com prova publica de argüição (peso 4);
- Prova didática (peso 4).

6 – Prova escrita:
A prova escrita, será realizada de acordo com o disposto no artigo 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP.
I - A Comissão organizará uma lista de dez pontos, com base no programa de processo seletivo e dela dará conhecimento aos candidatos, vinte e quatro horas antes do sorteio do ponto;
II - Sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de cinco horas de duração da prova;
III - Durante sessenta minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos;
IV - As anotações efetuadas durante o período de consulta poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas em papel rubricado pela Comissão e anexadas ao texto final;
V - A prova será lida em sessão pública pelo candidato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos membros da Comissão Examinadora, ao se abrir a sessão;
VI - Cada prova será avaliada pelos membros da Comissão Examinadora, individualmente.
Parágrafo Único - O candidato poderá propor a substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do processo seletivo, cabendo a Comissão Examinadora decidir, de plano sobre a procedência da alegação.

7 – Prova de arguição e julgamento do memorial:
A prova pública de arguição e julgamento do memorial, expresso mediante nota global, deverá refletir o mérito do candidato.
No julgamento do memorial, a Comissão apreciará:
I - produção científica, literária, filosófica ou artística;
II - atividade didática universitária;
III - atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;
IV - atividades profissionais;
V - diplomas e dignidades universitárias.

§ 1º - A duração total da arguição não excederá de 30 (trinta) minutos, garantindo a cada candidato tempo de resposta igual ao utilizado por cada um dos examinadores.

§ 2º - Finda a arguição de todos os candidatos, a Comissão Examinadora, em sessão secreta, conferirá as notas respectivas.

8 – Prova didática:
A prova didática será pública e seguirá as seguintes normas:
I - a comissão julgadora, com base no programa do processo seletivo, organizará uma lista de dez pontos, da qual os candidatos tomarão conhecimento, no momento do sorteio dos pontos;
II - a realização da prova far-se-á vinte e quatro horas após o sorteio do ponto;
III - o candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário;
IV - a duração mínima da prova será de quarenta minutos e a máxima de sessenta.

9 – O programa do processo seletivo é o seguinte:
1. Produção gráfica: principais meios, materiais e acabamentos.
2. Do projeto ao produto acabado: etapas do processo de produção gráfica.
3. Especificidades e critérios de seleção de suportes na produção gráfica.
4. A cor nos principais processos de impressão.
5. Produção gráfica e produção editorial.
6. Produção gráfica: processos, recursos disponíveis e evolução tecnológica.
7. Equipamentos de impressão: matrizes e sistemas reprográficos.
8. Design gráfico e produção: requisitos de projeto e critérios de decisão.
9. Relações entre o gerenciamento da produção gráfica e do projeto.
10. Sustentabilidade na produção gráfica.
11. Serigrafia, tipografia, litografia, off-set e tecnologias digitais.
O julgamento do processo seletivo será feito de acordo com as seguintes normas:
I - A classificação dos candidatos será feita por examinador, segundo as notas por ele conferidas e serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem,  da maioria dos examinadores, nota mínima 7,0  (sete), sendo que as notas poderão variar de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação até a primeira casa decimal;
II - Será classificado em primeiro lugar e assim subseqüentemente, o candidato que obtiver maior número de indicações da Comissão de Seleção.
III - Em caso de empate, a Comissão de Seleção está obrigada a desempatar escrevendo uma justificativa a ser apreciada pelo CTA, levando em consideração a média global, obtida pelos candidatos com todos os examinadores.

11 – O candidato deverá comparecer à Seção de Apoio Acadêmico da FAUUSP/USP, em 01/08/2012, das 14h às 17h, para conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente na desistência do candidato.

12 – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

13 – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e até 31/12/2012, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, podendo ser prorrogada somente uma vez, por igual período.

14 – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.


Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo , encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Apoio ao Acadêmico, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Rua do Lago, 876, por meio dos telefones 3091-4798 e 3091-4536.

Assistência Técnica para Assuntos Acadêmicos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.