AUP 272: Organização
  urbana e planejamento

    Indice
èPrograma
    Bibliografia
    Calendário
    Visitas a campo

    Quadro de avisos
    Trabalhos de alunos

    Base de informações
 

 Criado:
  CD, 2000.8.12
 Atualizado:
      2011.8.4

AUP 272: Organização urbana e planejamento.
2011 2º semestre
FAUUSP/ Departamento de projeto
Grupo de Disciplinas de Planejamento
. Andreina Nigriello | Klára Mori | Ma Lourdes Zuquim | Nuno Fonseca
  Csaba Deák (professor convidado)                            Roberta Raggi (PAE)

1 OBJETIVO

A disciplina AUP 272 objetiva exercitar os alunos na análise e interpretação das principais características do processo de produção do espaço urbano. São apontadas as forças interagentes naquele processo, como decorrentes da natureza específica da sociedade brasileira em seu estágio atual de desenvolvimento.
 

2 MÉTODO

Pela escolha do objeto de estudo, a Região Metropolitana de São Paulo, o curso potencializa a experiência vivida pelo aluno da vida urbana, para transformá-la em conhecimento formalizado do processo urbano. Sem abdicar de abarcar a totalidade desse processo, o curso resolve a dificuldade inerente de compreensão dessa última orientando os alunos à abordagem de aspectos concretos e específicos (abordagem setorial) do processo. As atividades didáticas incluem aulas expositivas, visitas a campo e acompanhamento de trabalhos práticos, individuais e de equipe, em ateliê.

Para facilitar a coleta de dados para seus trabalhos, é disponibilizado aos alunos um conjunto básico de dados empíricos sobre a RMSP na forma de tabelas e mapas-base.
 

3 CONTEÚDO

As abordagens setoriais podem incluir, entre outros, inclusive à escolha dos alunos, tópicos tais como:

a) História da aglomeração urbana de São Paulo- Evolução da mancha urbana, ocupação do sítio e sua relação com os estágios de desenvolvimento do Brasil.

b) Crescimento urbano e caracterização socio-econômica- Taxas históricas de crescimento, distribuição de renda da população urbana, formação e incorporação da periferia.

c) Características morfológicas da estrutura urbana- Estrutura dos usos do solo (residencial, comercial, industrial) e de polarização do centro e sub-centros; estrutura viária e de transportes, grandes equipamentos urbanos.

d) Planos/ projetos setoriais- Estudo crítico de algum dos aspectos setoriais da estrutura urbana, sempre do âmbito de toda a aglomeração urbana de São Paulo (transportes, áreas verdes e de lazer, habitação popular, revitalização da área central etc.).

e) Estrutura institucional e arcabouço jurídico- Organização do poder municipal, formas de gestão, e estrutura de políticas públicas, legislação de uso do solo e edificações.

f) Indicadores urbanos e padrões de assentamento- Diferenciação espacial a nível de zonas homogêneas caracterizada por indicadores urbanos e a nível da ocupação do solo caracterizada pelos padrões de assentamento.
 

4 TRABALHOS PRÁTICOS E AVALIAÇÃO a) Monografia -Trabalho individual, sobre um tema como exemplificado acima, à escolha do aluno e aprovado por um professor. Texto de 4 a 8 páginas incluindo ilustrações. Prazo de entrega como no Calendário, 11:00 no GDPl (Rogério), em cópia em papel e disquete/CD-ROM. Trabalhos entregues antecipadamente (até 2 semanas antes do prazo) receberão avaliação e comentários dos professores dentro de duas semanas. Não haverá prorrogação de prazo.

b) Trabalho prático -Trabalho em equipe de planejamento, ocupando a segunda metade do semestre, visando além de análise/ interpretação, proposta de intervenção em área à escolha da equipe e homologada pelo professor orientador. O trabalho prático TP tem quatro etapas:
 

i) Formação das equipes e definição dos temas -Deverão ser formadas equipes de até 6 membros. A definição das equipes deverá ser entregue junto com a indicação de seu tema. Prazo.

ii) Etapa preliminar Desenvolvimento do tema e sua caracterização sucinta enquanto processo urbano concreto; definição preliminar do escopo da intervenção e do método de trabalho. Apresentação no 1º Seminário, segundo agenda a ser fixada para a ordem das equipes.

iii) Etapa de desenvolvimento Desenvolvimento da proposta de intervenção e a avaliação das condições de sua implantação. A proposta poderá se situar em qualquer ponto entre utopia pura ou conservadorismo total, desde que fique expressa a consciência da proposta quanto à distância entre ela e a manutenção do status quo. Apresentação no 2º Seminário, segundo agenda a ser fixada para a ordem das equipes.

iv) Produto final -Entrega final do trabalho, apresentado em  relatório encadernado em formato A2, A3 ou A4, assim como em hipertexto sobre CD-ROM, com pelo menos uma versão sem exceder 5Mb. Prazo.


c) A nota final de aproveitamento será a média das notas da monografia, e da etapa preliminar, da etapa de desenvolvimento e do produto final do trabalho prático, ponderadas segundo os pesos 5, 1, 2 e 2, respectivamente.

A disciplina não prevê recuperação de alunos reprovados.
 

Bibliografia.5 Bibliografia
Bibliografia
.6 Calendário


Bibliografia.Topo