Imagens de Vilas e Cidades do BRASIL COLONIAL

CO-EDIÇÃO:Editora da Universidade de São Paulo / Imprensa Oficial do Estado / FAPESP

Colaboradores:
Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
Paulo Júlio Valentino Bruna

Ao longo de muitos anos de trabalho, pesquisamos, em bibliotecas e arquivos do Brasil e da Europa, desenhos e gravuras, quase todos originais, que mostram as vilas e cidades do Brasil durante o Período Colonial. Fomos recolhendo cópias das principais imagens, em fotografias coloridas, como base para pesquisas sobre a história da urbanização e do urbanismo no Brasil. A coleção resultante reúne mais de mil exemplares de documentos de valor inestimável.

Os desenhos são de excelente nível técnico, vários deles com qualidades artísticas. Muitos são de autoria dos engenheiros militares portugueses, formados pelas chamadas Aulas de Arquitetura, durante os séculos XVII e XVIII. Esses profissionais recebiam formação técnica cuidadosa, com treinamento intensivo para elaboração de trabalhos cartográficos, sobretudo os referentes a planos e obras de caráter urbanístico. As imagens representam, com muita exatidão, aspectos da organização das vilas e cidades, ainda pouco conhecidos do público em geral e mesmo de pesquisadores. Obedecendo às convenções cartográficas de cada época, os desenhos foram geralmente aquarelados em várias cores, o que os valorizou sob o ponto de vista estético.

Essa documentação permaneceu praticamente esquecida nos arquivos durante séculos. Alguns desenhos se tornaram conhecidos ao serem divulgados por historiadores como ilustrações de obras sobre a história do Brasil. Mas, em sua quase totalidade, são inéditos ou pouco conhecidos. A publicação desse conjunto de imagens poderá contribuir para uma reinterpretação da história da urbanização e do urbanismo no Brasil e também para a percepção da existência de uma atividade planejadora regular do mundo luso-brasileiro. Permitirá ainda uma revisão dos processos de ensino da História do Brasil.

O conhecimento que temos sobre o Brasil Colonial é quase todo baseado em documentos escritos. Os estudantes, assim como a grande maioria da população, não têm idéia de qual teria sido a aparência das vilas e cidades nos primeiros séculos de colonização. Até mesmo os especialistas encontram dificuldade para recolher imagens que mostrem como eram esses espaços no Brasil. Poucos sabem que quase todas as vilas e cidades mais antigas tiveram muros e portas, como grandes fortalezas. Poucos sabem também que muitas delas foram traçadas por engenheiros militares e ti- nham formas geométricas regulares. E muito poucos tiveram notícias sobre as Aulas de Arquitetura Militar, que formavam esses engenheiros a partir de 1696, inicialmente na Bahia e em Pernambuco e depois, também no Rio de Janeiro e no Pará.

Este livro tem por objetivo divulgar as principais imagens sobre as vilas e cidades do Brasil Colonial para o grande público e pesquisadores. Com o mesmo objetivo, foi programado também o lançamento de um CD-ROM e a realização de uma exposição, para circular por todo o país.

No momento em que se comemora o V Centenário do Descobrimento, temos a esperança de levar a todas as crianças, jovens e cidadãos brasileiros uma coleção de imagens praticamente inéditas, mostrando como eram os centros urbanos no Brasil Colonial, em cada uma de suas regiões. Muitos desses documentos são plantas, que exigem um mínimo de conhecimento técnico para serem compreendidas. Mas vários deles são desenhos de vistas, que revelam a aparência das vilas e cidades, como elas existiam há 200, 300 e até mesmo 400 anos. Em uma época em que as pessoas se acostumaram a receber grande parte de seus conhecimentos através de imagens de televisão ou de computadores, esta coleção certamente servirá tanto aos professores como a todos os profissionais de comunicação, como um instrumento para informar aos estudantes e ao público em geral sobre os detalhes de nosso passado. Aos pesquisadores servirá como apoio no aprofundamento de conhecimentos sobre o assunto.

CRÉDITOS:

AUTOR:

PRODUÇÃO:

COORDENAÇÃO GERAL:

COORDENAÇÃO EXECUTIVA:

ASSESSORIA DE MARKETING:

EQUIPE DE PESQUISA

COORDENAÇÃO DO ACERVO ICONOGRÁFICO

PESQUISADORAS:

COORDENAÇÃO DO ACERVO ICONOGRÁFICO

FOTOGRAFIA APOIO À PESQUISA APOIO ADMINISTRATIVO E DIGITAÇÃO PROJETO E PRODUÇÃO GRÁFICA FOTOLITO IMPRESSÃO PESQUISA- FINANCIAMENTO PATROCÍNIO: APOIO

VER OUTROS LIVROS

voltar para página principal