laboratório de habitação e assentamentos humanos


Sobre

o laboratório

Criado em novembro de 1996 no Departamento de Projeto da FAUUSP, o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos iniciou suas atividades em março de 1997, com a intenção de interligar as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em um mesmo espaço, dando prioridade à formulação de alternativas para as demandas habitacionais, urbanas e ambientais que visem a inclusão social. Assim, os trabalhos que desenvolve - planos, projetos e assessoria a Municípios, ONGs e comunidade, têm sempre um caráter experimental, constituindo-se em processo de formação e capacitação para análise crítica e ação propositiva.

mais>

 

Fundamentação

pesquisa e sociedade

A dramática situação da habitação no Brasil tem sido tratada em vasta bilbiografia, que se detém principalmente em aspectos da carência de um lado e das políticas públicas de outro. Se já dispomos de um conhecimento razoável em relação aos aspectos mencionados, as deficiências de conhecimento do setor são enormes, em espacial aquelas que dizem respeito ao mercado imobiliário legal, ou também ao chamado "quase mercado".

A julgar pela atual estrutura de provisão de moradias o quadro tenderá a se agravar ainda mais. Os limites e constrangimentos que se opõem a medidas que possam minimizar essa situação, não estão apenas no campo da economia (...)

mais>

 

Coordenador do LabHab lança livro

 

O coordenador do LabHab, professor doutor Joao Sette Whitaker Ferreira, lança o livro 'Produzir casas ou construi cidade? desafios para um novo Brasil Urbano', fruto de trabalho do laboratório, e o disponibiliza para leitura online ou para download

 

 

 

 

 

labhab
rua do lago, 876
CEP 05508-900
55 11 3091 4647
labhab@usp.br