Grandezas Físicas


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z #


- A -

ABSORTIVIDADE: Fração da radiação solar total, incidente na normal que é absorvida pelo vidro.

Back to Top

- B -

(empty)
Back to Top

- C -

COEFICIENTE GLOBAL DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR (U): também encontrado como COEFICIENTE DE TRANSMISSÃO TÉRMICA (K). Na literatura inglesa observa-se o "Overall Coefficient of Heat Transfer", também conhecido como "U-Value", dando origem ao termo "Valor U", encontrado em algumas tabelas técnicas de fabricantes de vidros nacionais e internacionais.

É uma grandeza que mede a transferência de calor através do vidro por efeito de condução. Quando a temperatura externa (te) é maior do que a interna (ti), o calor flui para dentro do ambiente e vice-versa. U depende das condições ambientais externas e internas, sendo definidos coeficientes globais de transferência de calor para as condições de verão e de inverno pela ASHRAE nas seguintes condições:

verão: he=22,7 W/m².ºC e hi=8,3 W/m².ºC

inverno:he=25,3 W/m².ºC e hi=8,3 W/m².ºC

Em termos práticos, o "Valor U" mede a taxa do fluxo de calor através de um material e diz quão bem um vidro em particular conduzirá o calor ou isolará o ar aquecido ou resfriado do ambiente. Quanto menor o número, menor a taxa de condução de calor. Note que o "valor U" multiplicado pela resistência térmica (R) é igual à 1.

 

COEFICIENTE DE SOMBREAMENTO (CS) - SHADING COEFFICIENT (SC)

Relação entre o ganho de calor solar através de um determinado vidro, sob condições ambientais específicas, e o ganho de calor solar através do vidro de referência nas mesmas condições. O vidro de referência para a norma americana é o DSA (double strenght sheet glass), vidro estirado incolor de 1/8 de polegada e resistência mecânica duas vezes maior do que o vidro comum. (he=22,7 W/m2 .oC e hi=8,3W/m2 .oC). As características ópticas do DSA são: transmissividade direta de 0,86; refletividade de 0,08 e absorvidade de 0,06.

O coeficiente de sombreamento pode ser definido também como CS = (transmissividade total do vidro) / (transmissividade total do DSA = 0,87).

 

 

Back to Top

- D -

DAYLIGHTING INDEX FOR COOLNESS (Dx): Razão entre o coeficiente de sombreamento e a transmissividade visível.
Assim como o coeficiente de sombreamento, quanto mais baixo o Dx mais baixo o ganho de calor solar; mas diferentemente do coeficiente de sombreamento, um Dx baixo pode indicar também alta transmissão luminosa. Quanto mais baixo o número, mais "fria" é a luz. O menor valor possível de Dx é 0,36. O menor valor conseguido é de 0,61 para janelas com vidros duplos verdes e película low-e de prata.
Back to Top

- E -

EMISSIVIDADE: O termo é usado para designar quão bem um vidro reflete uma onda longa de energia infra-vermelha. Um número baixo de emissividade reflete bem, enquanto um número alto reflete mal. Entretanto, uma onda curta infra-vermelha pode passar pelo vidro.
A faixa dos números de emissividade varia de 0,84 para os vidros não-revestidos até 0,10 para vidros revestidos de baixa emissividade. Quanto menor o número de emissividade, menor o Valor U resultante.
A medida da habilidade de uma superfície para emitir ondas longas de radiação infra-vermelha ou o aquecimento radiante da temperatura de um cômodo. Emissividade varia de 0 (não há emissão de infra vermelho) a 1 (100% de emissão de infra vermelho) e é o complemento da reflexão para materiais e revestimentos opacos ao infra vermelho.
A interação da reflexão, transmissão e absorção para todos os materiais é dado pela relação:
100% = transmissão + reflexão + absorção;
onde absorção é igual a emissividade em qualquer comprimento de onda.
Transmissão igual a 0 para praticamente todos os materiais, num regime infra vermelho, de modo que uma superfície de baixa-e (baixa absorção) perto de 0,10 significa que a mesma superfície tem uma alta reflexão de infra vermelho (uma baixa emissividade não significa uma alta reflexão se a transmissão é significantemente acima de 0).
Ordinariamente vidros não revestidos tem uma emissividade de ondas longas (absorção) de 0,84, de modo que a reflexão de infra vermelho vai abaixo de 16%.
Uma janela de baixa emissividade, essencialmente, dobra a resistência termal da janela porque um revestimento de baixa emissividade praticamente barra a condução de infra vermelho.
Back to Top

- F -

FATOR DE GANHO DE CALOR POR INSOLAÇÃO (FGCI) ou SOLAR HEAT GAIN FACTOR (SHGF): Transmissividade total (fator solar) do vidro de referência DSA, nas condições ambientais de verão (ASHRAE) para o dia 21 de cada mês em determinada hora do dia. É fornecido em tabelas para cada latitude e orientações de fachada.
Fator de ganho de calor por insolação máximo é o maior valor registrado dos fatores de ganho de calor por insolação nos dias típicos de cada mês.
Back to Top

- G -

(empty)
Back to Top

- H -

(empty)
Back to Top

- I -

(empty)
Back to Top

- J -

(empty)
Back to Top

- K -

(empty)
Back to Top

- L -

(empty)
Back to Top

- M -

(empty)
Back to Top

- N -

(empty)
Back to Top

- O -

(empty)
Back to Top

- P -

(empty)
Back to Top

- Q -

(empty)
Back to Top

- R -

RADIAÇÃO SOLAR TOTAL (SOLAR RADIANT HEAT): energia solar incidente na direção normal ao plano do vidro. Esta radiação solar é composta por radiações visíveis (comprimentos de onda entre 0,38 e 0,75 µm, variando do violeta ao vermelho); radiações ultra-violeta (invisíveis, de comprimento de onda variando de 0,3 a 0,38 µm) e radiações infravermelho de ondas curtas (invisíveis com comprimento de onda entre 0,75 a 2,5 µm).

As porcentagens em relação à radiação total são aproximadamente 50% para a radiação visível, 3% para a radiação ultra-violeta (UV) e 47% para a radiação infra-vermelho (IR) de ondas curtas. Acima de 2,5 µm (de 2,5 a 30 µm) existem as radiações IR longas, que não sendo emitidas pelo sol, correspondem à emissão de todos os corpos previamente aquecidos por ele. (solo, paredes, etc.)

 

RADIAÇÃO SOLAR VISÍVEL: parcela visível da radiação solar incidente na direção normal ao plano do vidro (faixa visível do espectro solar: comprimentos de onda entre 0,38 e 0,75 µm).

 

VALOR-R OU R-VALUE (R): Mede a resistência ao ganho ou perda de calor. Quanto maior o número, melhor a resistência a fluidez do calor. O valor-R é igual a 1 dividido pelo valor-U.

 

REFLETIVIDADE: Parcela da radiação solar total, incidente na direção normal, que é refletida pelo vidro.

A porcentagem de energia solar que um vidro reflete para dentro ou para fora de uma edificação. O número varia de 0 a 100%.

Quanto maior o número da refletividade externa, menos energia penetra no interior do ambiente; quanto maior o número da refletividade interna, mais energia solar é mantida dentro do cômodo.

 

REFLETIVIDADE VISÍVEL: Porcentagem da luz no espectro visível que um vidro reflete para fora ou dentro de um edifício. O número varia de 0 a 100%.

Quanto maior o número exterior, mais o vidro se pareca com um espelho. Quanto maior o número interno, mais dificuldade tem-se para ver para fora do edifício.

Back to Top

- S -

(empty)
Back to Top

- T -

TRANSMISSÃO DE CALOR (CONDUÇÃO, CONVECÇÃO, RADIAÇÃO): a condução ocorre pela transmissão de energia térmica através das partículas que constituem o meio (através de corpos sólidos ou fluidos, incluindo o ar), por meio da colisão entre moléculas vizinhas.

A convecção ocorre nos fluidos, consistindo em movimentos ascendentes e descendentes de massas (do fluido), trocando de posição entre si devido às diferenças de densidade. O fluido aquecido é menos denso do que o fluido resfriado. A convecção assim como a condução não ocorre no vácuo

A radiação é a forma de transmissão de calor através de ondas eletromagnéticas, principalmente na faixa do infra-vermelho. A radiação pode ocorrer no vácuo.

 

TRANSMISSIVIDADE DIRETA: Fração da radiação solar total incidente na direção normal que atravessa diretamente o vidro.

A porcentagem de energia no espectro solar total é: ultra violeta, visível (380-780 nm) e energia infra vermelha próxima, que varia de 300 a 3000 nm que é transmitido diretamente através do vidro.

UV é responsável pelo escurecimento e queimadura solar (150 a 380 nm), e as ondas de infra vermelho próximo são responsáveis pelo aquecimento (53% da energia solar, 760 a 2310 nm).

 

TRANSMISSIVIDADE TOTAL (FATOR SOLAR): Soma da transmissão solar direta mais a parcela de energia solar absorvida pelo vidro e re-irradiada para o interior. A última parcela é função das condições ambientais externas e internas (as condições padrão de verão da ASHRAE são: coeficiente de transferência de calor na superfície externa do vidro he = 22,7 W/m2 .oC e hi=8,3W/m2 .oC).

A fração da radiação solar com incidência normal que é transferida através do envidraçado diretamente por transmissividade e indiretamente pela energia absorvida que flui para dentro por re-irradiação e convecção para o interior, assumindo que o vento exterior tem velocidade de 2m/s (temperaturas interior e exterior iguais entre si).

A transmissividade solar de um vidro é medida de 350 a 2100 nm e relatadas como uma porcentagem da transmissividade através do ar ao nível do mar (ASTM designação E424).

 

TRANSMISSIVIDADE VISÍVEL (TRANSPARÊNCIA): Parcela da radiação solar visível 0,35 a 0,70 um, incidente na normal que atravessa diretamente o vidro.

O vidro incolor comum é transparente na proximidade da radioação UV, aproximadamente 90% da radiação visível e 80% da radiação IR curta; mas praticamente opaco à radiação IR longa.

A porcentagem da luz no espectro visível de 380 a 780 nm que é transmitida através do vidro.

 

TRANSMISSIVIDADE ULTRA VIOLETA E INFRA VERMELHA SOLAR: É a porção de radiação que atravessa um meio sem ser refletida ou absorvida por ele. Radiação UV é medida como comprimento de onda abaixo de 380 nm e a radiação solar infra vermelha abrange comprimentos de onda entre 700 e 2100 nm.

 

Back to Top

- U -

(empty)
Back to Top

- V -

VALOR-R OU R-VALUE (R): Mede a resistência ao ganho ou perda de calor. Quanto maior o número, melhor a resistência a fluidez do calor. O valor-R é igual a 1 dividido pelo valor-U.
Back to Top

- W -

(empty)
Back to Top

- X -

(empty)
Back to Top

- Y -

(empty)
Back to Top

- Z -

(empty)
Back to Top

- # -

(empty)
Back to Top