Blog da USP - 09/09/2011 - Imprimir Imprimir

Professora Ecléa Bosi recebe o prêmio Averroes 2011

A professora Ecléa Bosi, emérita do Instituto de Psicologia (IP), receberá o prêmio Averroes 2011, na Cinemateca Brasileira, no dia 11 de setembro, domingo, às 18hs. O prêmio é promovido pelo Hospital Premier e homenageia a professora Ecléa que se destacou pelos estudos sobre memória e sociedade, pelo pioneirismo e espírito compartilhador expressados na trajetória de quase 20 anos do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) na USP, do qual é coordenadora.

Ecléa Bosi tem graduação em Psicologia pela USP, mestrado e doutorado em Psicologia Social pela mesma Universidade. Ao longo de sua carreira acadêmica tem realizado vários trabalhos sobre psicologia social e humanidades, estudando a constituição da memória no tempo histórico-biográfico.

É autora de “Cultura de Massa e Cultura Popular – Leituras de Operárias” e “Memória e Sociedade – Lembranças de Velhos” – que foi incluído pelo Ministério da Educação entre as cem obras sobre o Brasil que devem compor as bibliotecas das escolas públicas e a do professor, entre outros livros.

As iniciativas da professora Ecléa resultaram na criação, em 1993, da UnATI – ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP – voltada para maiores de 60 anos, com o objetivo de possibilitar ao idoso atualização, aquisição de novos conhecimentos, promoção da saúde, o bem-estar psicológico, social e da cidadania. No primeiro ano, em 1993, teve 847 participantes, e em 2010 este número chegou a 10.577.

A cerimônia de entrega deste prêmio terá um coquetel de confraternização, a apresentação de um concerto musical com Ivan Vilela e o grupo Ensemble SP, com participação especial do Grupo de Folias de Reis “Os mensageiros de Santo Reis”. A entrada no evento é franca e não há necessidade de inscrição prévia.

A Cinemateca Brasileira está localizada no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, São Paulo, SP