Aviso de pauta - 21/09/2011 - Imprimir Imprimir

PedalUSP interligará a Estação Butantã do metrô à Universidade

No próximo dia 22, às 12h, Dia Mundial Sem Carro, o coordenador do Campus da Capital, José Sidnei Colombo Martini, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, acompanhados do presidente do Instituto Parada Vital, Ismael Caetano,  inauguram o bicicletário da estação Butantã da Linha 4-Amarela. Anexo ao corpo da estação Butantã, o equipamento disponibilizará aos funcionários, estudantes e professores  da USP um serviço diferenciado de transporte, o PedalUSP, sistema automatizado de empréstimo de bicicletas, em fase de testes.

O PedalUSP interligará o Metrô à USP por intermédio de uma ciclorrota com sinalização viária e intervenções geométricas realizadas pela Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Esse projeto está inserido no Programa de Pesquisa e Experimentação para a Sustentabilidade do Campus.

O uso das bicicletas do PedalUSP será feito com a utilização do cartão USP, exclusivo dos funcionários, estudantes e professores do campus Butantã.  O sistema foi desenvolvido na Escola Politécnica (EP) e a sua utilização é gratuita.

O circuito PedalUSP (Metrô – USP) terá, nessa fase de testes, duas bases de empréstimo de bicicletas: uma na estação Butantã e outra no Centro de Visitantes da Cidade Universitária, próximo à portaria 1. Os dois pontos serão interligados por uma ciclorrota com cerca de 1.100 metros de extensão. O serviço do Pedalusp será de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, exceto sábados, domingos e feriados. O tempo de viagem para um ciclista percorrer esse trajeto (Metrô – USP) será de cinco minutos, em média.

O bicicletário está localizado no anexo ao acesso da saída Terminal Urbano. A Estação Butantã está localizada à Avenida Vital Brasil, 427.

(Com informações da Assesssoria de Imprensa do Metrô)