Em cerimônia realizada no Palácio de Minería, na Cidade do México, no dia 22 de setembro, a Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) concedeu à pesquisadora Mayana Zatz, professora do Instituto de Biociências (IB) e coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH), ligado ao IB, o título de Doutora Honoris Causa.
Ao todo, foram agraciadas 11 personalidades cujos trabalhos se destacaram nas áreas de ensino, letras, ciências e artes. Além da pesquisadora, dois outros estrangeiros foram homenageados: o cineasta Carlos Saura e o músico Joan Carlos Serrat, ambos da Espanha.
Escolhida para discursar em nome dos estrangeiros homenageados, Mayana disse que “o Projeto Genoma Humano mostrou que não há diferenças entre as raças. Somos todos iguais ou igualmente diferentes”.
A cerimônia fez parte das comemorações do centenário da Unam. Fundada em 22 de setembro de 1910, a Universidad Nacional Autónoma de México é considerada a principal universidade de seu país e uma das mais importantes instituições de ensino da América Latina.
(Foto: Fábio Zatz / Arquivo pessoal)


