Blog da USP - 16/12/2011 - Imprimir Imprimir

Exposição traz imagens dos 40 anos de história do Cepeusp

Ainda dá tempo para ver a exposição “40 anos de Cepeusp”, montada no Espaço Cultural ao lado da portaria principal do Centro de Práticas Esportivas da USP, mais conhecido como Cepê. A mostra é mais uma das atividades realizadas em comemoração ao aniversário de 40 anos desse que, mais do que um local para a prática de atividades físicas, é um espaço para confraternização e sociabilização da comunidade uspiana.

Os 14 painéis contam a trajetória de 40 anos do Centro de Práticas Esportivas da USP, o Cepê

A exposição é composta por 14 painéis, com imagens dessas quatro décadas, organizados em sete temas: instalações, cursos, eventos, competições, núcleos, coautores, ações e perspectivas. Há também um vídeo institucional que conta um pouco dessa trajetória.

Criado em 1971, inicialmente como uma divisão da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social (Coseas), o Centro de Práticas Esportivas da USP tinha a finalidade de planejar, coordenar, executar e avaliar a prática de atividades físicas, esportivas de alunos, docentes, funcionários e dependentes.

Sua infraestrutura, em grande parte, foi beneficiada pelos Jogos Pan-Americanos que seriam realizados em São Paulo, em 1975. Na época, para aumentar a oferta de instalações para o evento, foram construídas as quadras cobertas, o velódromo, o estádio e a pista de atletismo, tudo de acordo com os padrões olímpicos da época. Porém, por causa de um surto de meningite que atingiu a capital paulista, em 1974, os jogos acabaram sendo transferidos para a Cidade do México.

A exposição “40 anos de Cepeusp” pode ser vista até o dia 22 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.
O Cepeusp está localizado na Praça 2, Professor Rubião Meira, 61, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone (11) 3091-3555 ou no site do Cepe.

(Foto: Ernani Coimbra)