Blog da USP - 21/03/2012 - Imprimir Imprimir

Paul Singer recebe homenagem em comemoração aos seus 80 anos

Nos dias 22 e 23, quinta e sexta-feira, das 14h30 às 18 horas e das 19h30 às 22 hs, será realizado o seminário “Paul Singer 80 anos – trajetória militante”, com o objetivo de resgatar a trajetória política, intelectual e as contribuições dos seus trabalhos e pesquisas.

Este evento é uma iniciativa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), do Núcleo de Economia Solidária (Nesol); Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), todos da USP; da equipe da Secretaria Nacional de Economia Solidária; além de amigos e familiares em homenagem ao aniversário de Singer, que nasceu em 24 de março.

Paul Singer (foto) é um dos principais estudiosos sobre a economia solidária no Brasil

Paul Israel Singer nasceu em Viena, na Áustria, e está no Brasil desde 1940. Ele possui graduação em Economia e doutorado em Sociologia, ambos pela USP. Tornou-se professor desta Universidade a partir de 1960, tendo pedido demissão em 1964, em função da situação decorrente do golpe militar.

Em 1968, passou a ser professor em demografia pelo Departamento de Estatística da Faculdade de Higiene e Saúde Pública – atual Faculdade de Saúde Pública (FSP), também da USP.

Foi docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entre 1977 e 1983, retornando à USP em 1980 para lecionar na FEA, permanecendo até 2002 quando aposentou-se por ter completado a idade limite de 70 anos.

Singer foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), no qual trabalhou de 1969 a 1989. Ao longo de sua vida profissional ocupou-se dos temas sobre desenvolvimento econômico e seus desdobramentos territoriais; dinâmica populacional e desenvolvimento; trabalho e desemprego; economia dos serviços; serviços de saúde.

Um outro assunto estudado por Singer, ao qual dedica-se desde 1996, é a economia solidária, tendo sido um dos criadores, em 1998, da ITCP e, em 2002, do Nesol, nos quais hoje é presidente de honra – respectivamente um Programa de Extensão e um Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão (Nace), ambos vinculados atualmente à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade.

Foi secretário de Planejamento do município de São Paulo (1989-1992). E, desde junho de 2003, atua como secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego.

Este seminário é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, e acontecerá no auditório da FEA 5, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo. A programação pode ser conferida no site da ITCP.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-5802 / 4400.