Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Podcast - 05/09/2012 - Imprimir Imprimir

“USP Revista” discute a Política Nacional de Resíduos Sólidos

O “USP Revista” de hoje, dia 5 de setembro, recebeu a professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e representante da USP no Conselho Estadual de Saneamento (Conesan), Wanda Risso Günther, e o pesquisador Hélio Francisco Corrêa Lino, para discutir o tema dos resíduos sólidos.

Recentemente, entrou em vigor a Lei 12.305/2010, que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “A lei é uma diretriz, uma política, que não traz especificamente os itens operacionais. Inclusive, ela não tem prazos e nem metas porque é uma diretriz de política nacional. No entanto, ela traz alguns instrumentos muito importantes como o Plano de Gerenciamento de Resíduos para os Grandes Geradores e os planos de gestão de resíduos em âmbito municipal, estadual e federal”, afirma a professora Wanda.

As cidades tiveram dois anos para se adequar às novas diretrizes e apresentar o seu plano de gerenciamento de resíduos municipais, mas, até agora, menos de 10% dos municípios cumpriram o prazo. Apesar de não fixar prazos para a entrega, a lei define que as Prefeituras não poderão receber recursos federais de fundos especiais se não criarem modelos de gerenciamento dos resíduos sólidos.

Com o crescimento vertiginoso da população mundial e um sistema econômico que prioriza o conforto, a comodidade e o consumo, a geração de lixo é cada vez maior e mais complexa. O desafio atual é dar uma destinação final adequada a esse lixo. Para o pesquisador, Hélio Francisco Corrêa Lino, imaginar que a sociedade diminuirá o consumo não é uma abordagem muito realista, considerando o modelo econômico atual. A solução, então, é investir cada vez mais na reciclagem, tornando-a uma atividade econômica rentável, e em uma política de logística reversa.

“Na logística reversa, a preocupação é trazer de volta à indústria aquilo que ela produziu. Não apenas para reciclagem. Pode ser para reciclagem, para a reutilização e também entram as sobras do processo produtivo, etc. A logística reversa é importantíssima no sentido de diminuir o lixo produzido”, explica. A professora Wanda ressalta que, nesse sentido, “a Politica Nacional de Resíduos coloca o resíduo como algo a ser reaproveitado. Eu considero isso uma mudança de paradigma. Temos de pensar na redução do lixo e no reaproveitamento”.

Além das dificuldades para a implantação da lei, os pesquisadores também abordaram a necessidade da diminuição dos aterros sanitários e o destino que é dado ao lixo especial como o hospitalar e o eletrônico.

A seguir, ouça a íntegra do programa apresentado por Milton Parron e produzido no estúdio avançado da Rádio USP. Em decorrência do horário eleitoral gratuito a Rádio USP teve sua programação alterada e os programas “USP Revista”, “Conheça a USP” e “Palavra do Reitor” passam a começar às 8h30.

Parte 1

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Parte 2

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

•  •  •  •