Podcast - 27/09/2012 - Imprimir Imprimir

Políticas públicas e destaques da semana são temas do programa

Com a aproximação das eleições municipais, o Programa “Palavra do Reitor”, que foi ao ar no dia 27 de setembro, falou um pouco dos cursos e das pesquisas desenvolvidas pela USP com o objetivo de aprimorar a gestão pública, como o curso de Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (Nupps); o Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas; e a recente criação de um MBA na área de Gestão Pública.

Como explica o reitor João Grandino Rodas, “existe a obrigação da Universidade, como finalidade principal, ajudar o Estado não só na formulação de políticas públicas como na sua implementação. Portanto, ao participar das políticas públicas estaduais, federais e municipais, a Universidade está cumprindo uma finalidade que, em última análise, é a contraprestação genérica que a Universidade faz a toda a população paulista”.

Ainda nesse tema, o programa convidou o desembargador Walter de Almeida Guilherme, que presidiu o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, para esclarecer alguns aspectos da Lei Eleitoral. O reitor também explicou como essa lei se aplica no ambiente universitário e que cada Unidade é autônoma para permitir ou não a realização de debates, considerando o cumprimento da lei com bom senso.

Repercutindo outros assuntos que foram destaque na semana, o reitor comentou a declaração de mais 1.183 hectares de áreas situadas nos campi da USP como reservas ecológicas. As novas reservas são fragmentos de florestas e cerrados que ainda mantêm integridade estrutural e funcional, e estão localizadas no Parque CienTec, no bairro da Água Funda, em São Paulo; no campus de São Carlos; na Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga e na Estação Experimental de Ciências Florestais de Anhembi, ambas ligadas à Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq).

Outro acontecimento comemorado pela Universidade nesta semana foi a indicação de 16 livros da Edusp, para sete categorias do Prêmio Jabuti. Em termos de indicações, esse foi o melhor resultado já obtido pela editora, que completa 50 anos de existência. O dirigente informou que, no início de novembro, a Edusp realizará o seminário internacional “O livro e a Universidade”, que discutirá a importância do livro, das editoras universitárias e dos cursos que formam os profissionais do mercado editorial.

A questão da inclusão social, que fez parte da pauta da sessão do dia 25/09 do Conselho Universitário, foi outro assunto do programa. O reitor esclareceu que a inclusão social é um tema frequentemente discutido no âmbito das universidades estaduais, fazendo parte também da pauta do Conselho de Reitores Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). “Todos estamos discutindo, verificando e buscando a forma melhor para fazer uma inclusão mais ampla e, ao mesmo tempo, manter a excelência das universidades paulistas, que estão em colocações muito boas dentro do cenário internacional. A qualidade precisa ser preservada, mas não significa que não possamos ter uma inclusão mais ampla. É simplesmente encontrar meios e modos para tal”, ressalta o dirigente.

No momento dedicado à memória da Universidade, trechos de depoimentos do professor Miguel Reale, duas vezes reitor da USP, e do senador Severo Gomes, sobre a centenária Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Unidade que formou 12 presidentes da República.

A seguir, ouça a íntegra do programa apresentado por Milton Parron e produzido no estúdio avançado da Rádio USP. Em decorrência do horário eleitoral gratuito, a Rádio USP teve sua programação alterada e os programas “USP Revista”, “Conheça a USP” e “Palavra do Reitor” começam a partir das 8h30.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.