O Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) lança, no próximo dia 1º de novembro, o Projeto Corrupteca – Biblioteca Digital Internacional sobre a Temática da Corrupção, das 10h às 12h30, no Auditório da Colmeia (Rua do Anfiteatro, 181, Colmeia, favo 17, na Cidade Universitária, em São Paulo).
A Corrupteca é uma biblioteca digital especializada em corrupção desenvolvida e mantida pelo NUPPs. Seu objetivo é fomentar a pesquisa do fenômeno da corrupção e seus impactos nas políticas públicas e na qualidade da democracia, principal tema de pesquisa do núcleo na atualidade, dentro do projeto “Brasil: 25 anos de democracia”, desenvolvimento pelo NUPPs no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa da Reitoria da USP.
Com acervo aberto ao público e formado em sua primeira fase por cerca de 100 mil volumes digitais de texto completo, a Corrupteca reúne a produção científica específica sobre corrupção extraída de 48.567 periódicos científicos, disponíveis em 1.643 universidades e centros de pesquisa de 63 países que fazem parte do consórcio Open Archives Initiative (OAI), além de Acervo de Notícias ou Hemeroteca, que em parceria com o Acervo Digital do jornal O Estado de S. Paulo, reúne notícias relativas à corrupção desde o ano de 1875.
A abertura do evento contará com a participação pró-reitor de Pesquisa, Marco Antonio Zago; do diretor Científico do NUPPs, José Álvaro Moisés; do diretor de conteúdo do jornal O Estado de S. Paulo, Ricardo Gandour, e do projetista e desenvolvedor da Corrupteca, Giovanni Eldasi. Haverá também a mesa-redonda: “O Impacto da Corrupção na Democracia”, com os professores José Álvaro Moisés (NUPPs), Bruno Wilhelm Speck (CESOP/Unicamp) e Cláudio Weber Abramo (Transparência Brasil).

