Blog da USP - 14/11/2012 - Imprimir Imprimir

Programa “Meu Prato Saudável” traz orientações sobre vida mais saudável

Campanha esclarece sobre quais são os grupos alimentares mais indicados para cada refeição e qual o espaço que devem ocupar no prato

Para divulgação do programa foram desenvolvidos materiais impressos, como cartilhas, além de informações disponibilizadas no site e nas redes sociais

A alimentação é uma questão muito importante para uma vida saudável, e por isso, os cuidados com ela deveria ser uma preocupação constante e não somente na época do verão, já que as pessoas são o que e quanto elas comem. Pensando nisso, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina em parceria com o Instituto do Coração (Incor) lançou, no mês de outubro, o programa de reeducação alimentar “Meu Prato Saudável”, que tem por objetivo permitir a identificação dos ingredientes e quantidades adequadas, para manter uma nutrição correta e balanceada.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – feita entre 2008 e 2009 e divulgada em agosto deste ano – mostra que em todas as regiões do país, em todas as faixas etárias e em todas as faixas de renda aumentou contínua e substancialmente o percentual de pessoas com excesso de peso e obesas. O sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos e nada menos que 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Entre os 20% mais ricos, o excesso de peso chega a 61,8% na população de mais de 20 anos. Também nesse grupo concentra-se o maior percentual de obesos: 16,9%.

O programa “Meu Prato Saudável” é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia, e leva em consideração a realidade brasileira, com a indicação de alimentos com os quais as pessoas já estão habituadas. Ele visa ainda contribuir para a redução dos níveis de obesidade, cada vez maiores no Brasil e no mundo. Consequentemente, uma alimentação balanceada e saudável também irá colaborar para prevenir outras doenças como o diabetes, os problemas cardiovasculares e o câncer.

Para auxiliar nas ações do programa foram desenvolvidos diversos materiais, como encartes, cartilhas e papel para bandejas, além do site, divulgação nas redes sociais (Facebook, Flickr; Twitter; Youtube) e aplicativos para smartphone e tablets. Nestes meios de comunicação há informações sobre como fazer para reduzir o colesterol, relação entre estresse e compulsão alimentar; cuidados que devemos ter com o sal; hábitos para uma vida saudável; dicas sobre atividades físicas; além de receitas saudáveis.

Como este programa também tem como foco as crianças, para elas há um blog dentro do site chamado “Pratinho Saudável“, no qual as crianças e seus pais são orientadas como ter uma refeição e vida mais saudável.

Mais informações pelo site do Programa.

(Foto: Divulgação)

6 Comentários para Programa “Meu Prato Saudável” traz orientações sobre vida mais saudável

1. Girlandia Barros Trindade's Gravatar Girlandia Barros Trindade
    20 de fevereiro de 2013 às 10:14 | Permalink

Bom Dia !!! Gostaria de receber a cartilha deste programa via E-mail, pois gostariamos de aplicar este programa em nossa empresa, devido o grande sucesso deste programa desde já agradeço pela atenção…

2. Roberta Soares's Gravatar Roberta Soares
    13 de março de 2013 às 21:33 | Permalink

Bom Dia ,gostaria de receber essas cartilhas do meu pratinho saudavel ,e meu prato saudavel,pois fiquei muito interessada para fazer aqui em casa ,estamos precisado.
    Desde já muito obrigada.

3. Laura López's Gravatar Laura López
    5 de novembro de 2013 às 17:15 | Permalink

Gostei muito do espaço, vou experimentar cada uma das receitas…obrigada!

4. Edineide's Gravatar Edineide
    7 de janeiro de 2015 às 10:42 | Permalink

Olá, sou professora da rede municipal das séries iniciais e gostaria de saber como faço para ter acesso ao material?