Blog da USP - 23/05/2013 - Imprimir Imprimir

Ruínas do Engenho participa da Virada Cultural Paulista com apresentação de música

A banda é formada por jovens músicos santistas, uma das mais recentes revelações no cenário da música portuguesa no Brasil

No próximo sábado e domingo, dias 25 e 26 de maio, será realizada a Virada Cultural Paulista 2013, em 26 cidades do interior e litoral de São Paulo, com programação cultural gratuita ao longo de 24 horas, com teatro, circo, dança, artes visuais, cinema, música, que é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo desde 2007.

Uma das atividades desta Virada acontecerá no Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, base avançada da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), com a apresentação do espetáculo “Engenho em Fados: tarde de cantigas regionais, cancioneiro popular e fado”, interpretado pela banda Filhos da Tradição, no domingo, dia 26, às 15h.

Esta apresentação, que também fez parte das atividades do Engenho na Virada de 2012, é uma oportunidade de conhecer um pouco da música portuguesa no Brasil em um local relacionado com a história e presença de Portugal no Estado de São Paulo. O evento será no auditório do Engenho, que tem capacidade para 70 pessoas. As inscrições para assistir ao espetáculo podem ser feitas pelo telefone: (13) 3203-3901, por e-mail: ruinasengenho@usp.br, ou na hora do evento.

Patrimônio

O Engenho São Jorge dos Erasmos é um dos três mais antigos do Brasil, construído por iniciativa de Martim Afonso de Sousa, em 1532, quando, então, destinava-se ao beneficiamento de cana-de-açúcar. Suas ruínas são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephat) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), fato que tornou o terreno das ruínas um Monumento Nacional.

Público presente na edição da Virada Cultural Paulista 2012, realizada em 24 de maio

As ruínas integram o patrimônio da USP há 55 anos, desde 31 de janeiro de 1958, quando o terreno onde estão situadas – com área de 4000 metros quadrados –  foi doado para a Universidade. Na época, este Monumento ficou vinculado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), sendo transferido em 1998 para a PRCEU.

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos está localizado na Rua Alan Ciber Pinto, 96 – Vila São Jorge, Santos, próximo à divisa com São Vicente.

(Fotos: Divulgação)