Blog da USP - 02/08/2013 - Imprimir Imprimir

Nota de falecimento do professor do IGc e da Poli, Fernando Flávio Marques de Almeida

O Instituto de Geociências (IGc), informa, com profundo pesar, o falecimento do professor Fernando Flávio Marques de Almeida, ocorrido nesta tarde, dia 02 de agosto.

O professor nasceu em 18 de fevereiro de 1916, no Rio de Janeiro. Mas, realizou seus estudos em São Paulo. Em 1938, graduou-se em Engenharia Civil na Escola Politécnica (Poli), Unidade na qual permaneceu durante 35 anos. Até 1969 esteve em regime de tempo parcial, que lhe permitiu ingressar e atuar em outros Órgãos. Depois desta data, assumiu regime de dedicação integral à docência e à pesquisa e aposentou-se em 1974. Em 1978, recebeu da Poli o título de professor emérito.

Em 1974, foi contratado pelo IGc, no qual ficou até 1978, para ingressar no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. Licenciou-se desse Instituto entre 1985 e 1990, sendo contratado pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“A geologia brasileira perdeu aquele que é reconhecido como um de seus maiores expoentes”, ressalta a direção do IGc.

Compreendendo o desejo da comunidade científica em prestar-lhe sua última homenagem no ambiente acadêmico, a família do professor concordou em realizar o velório nas dependências do IGc, no sábado, dia 03, a partir das 9h, e, o local do enterro será informado na ocasião.

O IGc está localizado na Rua do Lago, 562 – Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações pelo telefone: (11) 3091-4079

Informações bibliográficas retiradas da Academia Brasileira de Ciências