Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Blog da USP - 26/11/2013 - Imprimir Imprimir

FEA homenageia professor José Pastore, referência na área de relações do trabalho

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP homenageia um dos maiores especialistas em relações do trabalho, emprego e recursos humanos do país, o professor José Pastore (foto), nesta quarta-feira, dia 27 de novembro, às 17h, durante a reunião da Congregação. Sociólogo de formação, José Pastore lecionou Sociologia Econômica na FEA, entre os anos de 1964 e 1989, até a data de sua aposentadoria, mas continua sendo referência em suas áreas de atuação, trabalhando como pesquisador, consultor e articulista.

Pastore é Doutor Honoris Causa em Ciência e Ph. D. em sociologia pela University of Wisconsin, Estados Unidos. Atuou também como pesquisador da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ligadas à FEA. Pastore é licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela USP, mestre na mesma área pela Escola Pós-Graduada de Sociologia e Política de São Paulo. É especializado em pesquisa, ensino e consultoria nas áreas de Relações do Trabalho, Emprego, Recursos Humanos e Desenvolvimento Institucional, tendo publicado mais de 35 livros nas áreas de Relações do Trabalho e Recursos Humanos. Atualmente é consultor em relações do trabalho e recursos humanos, e articulista do jornal O Estado de S. Paulo na área de trabalho. (Confira a biografia completa do professor no seu site: www.josepastore.com.br).

A ideia da FEA realizar a homenagem ao professor partiu de ex-colegas do Departamento de Economia, como os professores Hélio Zylberstajn e Roberto Macedo. Zylberstajn destaca que Pastore contribuiu muito para a imagem da FEA, a partir de seu envolvimento com a Sociologia Econômica e, principalmente, com as questões do trabalho; e Macedo lembra que apesar de ser sociólogo por formação, o professor não teve dificuldade de firmar-se entre seus pares do Departamento, “onde sua competência é reconhecida em áreas até mais típicas dos economistas, como a de Economia do Trabalho”, afirma o também ex-diretor e ex-chefe do Departamento.

A publicação deste livro é mais uma homenagem que o professor Pastore receberá

Além desta cerimônia na FEA, haverá na próxima semana, dia 5 de dezembro, às 18h30, na Livraria Cultura – Conjunto Nacional, o lançamento do livro “Uma Reflexão sobre as Relações de Trabalho – Homenagem ao Professor José Pastore”, LTR Editora, que reúne artigos de Luiz Carlos Amorim Robortella, Dagoberto Lima Godoy, Cássio Mesquita Barros, Ives Gandra Martins Filho, José Paulo Zeetano Chahad, Hélio Zylberstajn, Roberto Macedo e José Eduardo Gibello Pastore.

A homenagem na FEA será realizada nesta quarta-feira, dia 27, às 17h, na sala da Congregação da Unidade, localizada na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-5813

(Com informações da Comunicação e Desenvolvimento da FEA)

•  •  •  •

Deixe um comentário

Política de moderação de comentários

Este blog reserva-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou outros princípios da boa convivência. Dessa forma, serão suprimidos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa ou falsidade ideológica.