Notícias da Eleição - 16/12/2013 - Imprimir Imprimir

Eleição de reitor e vice-reitor será realizada em 19 de dezembro

A eleição para composição da lista tríplice de chapas para escolha do reitor e do vice-reitor será realizada no próximo dia 19 de dezembro. Compõem o colégio eleitoral os membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária) e das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos de Museus e Institutos Especializados, o que totaliza 2.138 eleitores.

A votação será realizada das 9h às 13h, nas Unidades, Museus e Institutos Especializados, em todos os campi, e na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Administração Central. Os membros das Congregações votarão nas respectivas Unidades e, os dos Conselhos Deliberativos, nos respectivos Museus ou Institutos Especializados.  Os membros do Conselho Universitário e os dos Conselhos Centrais que não pertençam às Congregações ou Conselhos Deliberativos votarão na Sala do Conselho Universitário.

Quatro chapas concorrem à eleição. São elas:

Candidato a reitorCandidato a vice-reitor
Chapa 1Hélio Nogueira da CruzTelma Maria Tenório Zorn
Chapa 2José Roberto CardosoJosé Antonio Franchini Ramires
Chapa 3Marco Antonio ZagoVahan Agopyan
Chapa 4Wanderley Messias da CostaSuely Vilela

A apuração terá início no mesmo dia, a partir das 20h, com término previsto para a meia noite. Ao fim da apuração, as três chapas mais votadas serão proclamadas eleitas, pela ordem dos votos recebidos. Neste momento, está formada a lista tríplice que será enviada ao Governador do Estado, Geraldo Alckmin, que tem a prerrogativa de escolher qualquer uma das chapas que compõem a lista.

O novo reitor será o 26º dirigente da história da Universidade que, completará, no próximo dia 25 de janeiro, 80 anos de criação. O primeiro reitor da USP, em 1934, foi Reynaldo Porchat, professor da Faculdade de Direito.  O primeiro vice-reitor foi Luiz Ignácio Romeiro de Anhaia Mello, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Escola Politécnica, que tomou posse em 1950.

Atenção, jornalistas: Profissionais da imprensa não poderão ter acesso à apuração dos votos. A equipe da Assessoria de Imprensa da Universidade fará a cobertura completa do passo a passo da votação e da apuração a partir das 9h do dia 19 de dezembro. Acompanhe.