Press release - 07/05/2014 - Imprimir Imprimir

Empresas Juniores trocam experiências em evento no dia 10/05

A expectativa é que pelo menos um representante das Empresas estejam presentes no dia para contribuir com as atividades, que também é uma forma da Administração Central da USP estar mais próxima dos alunos de Graduação

No próximo sábado, dia 10 de maio, das 8h às 19h, será realizado o evento “O contexto das Empresas Juniores na Universidade de São Paulo”, organizado pela Agência USP de Inovação em parceria com o Núcleo USP Jr.

A atividade terá início com a participação da pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda, para falar sobre o papel da Comissão de Cultura e Extensão junto às Empresas Juniores da USP. Depois, será a vez do próreitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, que abordará as diretrizes da Pró-Reitoria para o ensino de empreendedorismo na Universidade. Finalizando as falas, o coordenador da Agência USP de Inovação, Vanderlei Salvador Bagnato, fará uma palestra magna sobre a importância das Empresas Juniores para a Inovação.

No periodo da tarde, acontecerão treinamentos em forma de dinâmicas sobre projetos relacionados com as diversas áreas de atuação das Empresas Juniores (EJs) existentes na USP. A expectativa dos organizadores é que pelo menos um representante destas EJs estejam presentes no dia para contribuir com as atividades, que também é uma forma da Administração Central da USP estar mais próxima dos alunos de Graduação.

Empresas Juniores e Núcleo USP Jr

Constituídas apenas por alunos de graduação, as Empresas Juniores são associações sem fins lucrativos que têm o objetivo de permitir o contato dos estudantes com sua área de atuação, em serviços prestados a entidades, pequenas empresas e à sociedade. Dentro da USP, são cerca de 40, que abrangem diferentes áreas. A pioneira na Universidade foi a Poli Jr, dos alunos da Escola Politécnica (Poli), que foi fundada em 1989 e uma das primeiras do país.

Criado em 1993, o Núcleo USP Jr é responsável por não só integrar todas as EJs da USP, como também de representá-las e desenvolvê-las. Atualmente, o Núcleo desenvolve várias atividades de treinamento voltadas a capacitação e aprimoramento das EJs e seus membros, um de seus objetivos principais, com a proposta de fazer com que eles se conheçam e possam trocar experiências também fora desses espaços, cumprindo a missão do Núcleo de integrálas. Além disso, o Núcleo também cumpre um papel importante de alinhar as EJs não só dentro do espaço da Universidade, como também fora dela.

Este evento do sábado é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia e é aberto ao público em geral – apesar de ter como público-alvo os alunos de graduação. Ele acontecerá no auditório Altino Antunes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), que fica na Avenida Professor Orlando Marquês Paiva, 87 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-4495 ou pelos e-mails: dir-inovacao@usp.br e uspjunior@gmail.com