Blog da USP - 14/08/2014 - Imprimir Imprimir

Nota de falecimento do professor Nicolau Sevcenko, da FFLCH

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) informa, com pesar, o falecimento do professor aposentado Nicolau Sevcenko, nesta quarta-feira, dia 13 de agosto.

Sevcenko nasceu na cidade de São Vicente, em 1952, filho de imigrantes ucranianos. Graduou-se em História, em 1975, pela FFLCH, de onde também obteve o doutorado em História Social. Além de ter sido professor titular do Departamento de História da Unidade, entre os anos de 1985 e 2012, lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Harvard.

Dedicado ao estudo da cultura brasileira e do desenvolvimento urbano de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, especialmente no período da virada do século XIX para o século XX, o professor publicou diversos livros, dentre os quais vale mencionar “A revolta da vacina” (1984), “Literatura como missão” (1985), “’Orfeu Extático na Metrópole” (1992) e “A Corrida para o Século XXI” (2001).

A cerimônia de cremação será realizada no Crematório da Vila Alpina, localizado na Av. Francisco Falconi, 437, Vila Alpina. O horário da cerimônia ainda não foi divulgado.

A cerimônia de cremação será realizada na sexta-feira, dia 15 de agosto, às 15h, no Crematório da Vila Alpina, localizado na Av. Francisco Falconi, 437, Vila Alpina.

2 Comentários para Nota de falecimento do professor Nicolau Sevcenko, da FFLCH

1. 19 de agosto de 2014 às 12:04 | Permalink

Triste perda, Sevcenko (Nicolau) era um ótimo professor.

2. Andre Cordeiro's Gravatar Andre Cordeiro
    17 de março de 2015 às 12:54 | Permalink

Pessoa que vou levar sempre no coração, pela simplicidade e sabedoria. Um mestre inesquecível!