Blog da USP - 03/09/2014 - Imprimir Imprimir

IFSC promove colóquio sobre mudanças climáticas, no dia 05/09

No dia 5 de setembro, sexta-feira, às 10h30, acontece o colóquio no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP “A Física das Mudanças Climáticas Globais, apresentado pelo professor do Instituto de Física (IF), Paulo Eduardo Artaxo Netto.

No colóquio será discutido os vários aspectos científicos que controlam o funcionamento climático de nosso planeta, as estratégias de mitigação e enfrentamento das questões climáticas como, por exemplo, as mudanças causadas pelo aumento da concentração de gases de efeito estufa, alterações nas nuvens e na concentração de partículas de aerossóis atmosféricos, na alteração do albedo terrestre, entre outros aspectos.

O palestrante Artaxo (foto) realizou sua Graduação em Física, Mestrado em Física Nuclear e Doutorado em Física Atmosférica, todos pela USP. Trabalhou na National Aeronautics and Space Administration (NASA),EUA; Universidades de Antuérpia, Bélgica; Lund,Suécia; e Harvard, EUA. Atualmente é professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física. Trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, poluição do ar urbana e outros temas.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da academia de ciências dos países em desenvolvimento (TWAS) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Publicou 360 trabalhos científicos e apresentou 839 papers em conferências científicas internacionais. Coordenou dois Institutos do Milênio, é membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e de 7 outros painéis científicos internacionais. Foi membro da coordenação da área de Geociências da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) de 2000 a 2008, e é membro da coordenação do Programa Fapesp de Mudanças Globais. É representante da comunidade científica no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Em 2006, foi eleito fellow da American Association for the Advancement of Sciences. Em 2007, recebeu o prêmio de Ciências da Terra da TWAS e o Prêmio Dorothy Stang de Ciências e Humanidades de 2007, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo. Em 2009, foi agraciado com o título de Doutor em Filosofia Honoris Causa pela Universidade de Estocolmo, Suécia. Em 2010 recebeu o prêmio Fissan-Pui-TSI da International Aerosol Research Associations.

Os Colóquios do IFSC são gratuitos, ocorrem usualmente às sextas-feiras, às 10h30, e são uma oportunidade semanal para congregar toda a comunidade científica do Instituto: docentes, alunos de graduação e pós-graduação e pós-doutorandos.

A apresentação será no Auditório prof. Sérgio Mascarenhas do IFSC no campus 1 da USP em São Carlos, localizado na Avenida do Trabalhador são-carlense, 400, São Carlos. Mas, quem não puder acompanhar pessoalmente pode assistir a transmissão ao vivo pelo site do IPTV.

Mais informações pelo e-mail: coloquio@ifsc.usp.br

(Foto: Divulgação)