Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Blog da USP - 30/10/2014 - Imprimir Imprimir

FFLCH e EF Education First assinam acordo para aperfeiçoar o ensino de inglês

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e a EF Education First, empresa especializada no ensino de idiomas, firmaram uma parceria com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento no idioma inglês.

Os pesquisadores da Universidade passarão a ter acesso ao EF Corpus Linguístico, uma ampla base de dados que reúne resultados de testes e outras informações sobre aquisição de um segundo idioma. Esses dados podem revelar, por exemplo, as principais dificuldades encontradas pelo brasileiro e levar a formas mais eficazes de ensinar o idioma.

Essa pesquisa, ainda em fase inicial, está focada no desempenho de brasileiros na escrita em inglês, a partir de redações disponíveis na base de dados. Segundo a professora do Departamento de Letras Modernas da FFLCH, Stella Esther Ortweiler Tagnin, “o acesso dos pesquisadores a essa base de dados é de grande importância e tem um valor inestimável para qualquer pessoa que trabalha com pesquisa na área de ensino”.

O chefe de serviços acadêmicos da EF Education First, o americano Christopher McCormick, considera o acordo com a USP uma iniciativa fundamental para que o país alcance outro patamar em relação aos conhecimentos e habilidades em inglês. “O EF Corpus Linguístico é um valioso banco de dados, que servirá de base para que os especialistas possam avaliar como os brasileiros aprendem idiomas no exterior e descobrir quais os erros mais comuns. A ideia é que as informações sejam úteis para o desenvolvimento e treinamento de professores de idiomas”, explica.

Fundada em 1965, a EF Education First é uma empresa especializada no ensino de idiomas, viagens educacionais, programas de graduação acadêmica e intercâmbio cultural. É responsável pela publicação do EF English Proficiency Index, o mais abrangente índice mundial de competência em inglês, que avalia a proficiência de adultos ao redor do mundo, e será a fornecedora oficial de treinamento de idiomas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

•  •  •  •

Deixe um comentário

Política de moderação de comentários

Este blog reserva-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou outros princípios da boa convivência. Dessa forma, serão suprimidos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa ou falsidade ideológica.