A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e a EF Education First, empresa especializada no ensino de idiomas, firmaram uma parceria com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento no idioma inglês.
Os pesquisadores da Universidade passarão a ter acesso ao EF Corpus Linguístico, uma ampla base de dados que reúne resultados de testes e outras informações sobre aquisição de um segundo idioma. Esses dados podem revelar, por exemplo, as principais dificuldades encontradas pelo brasileiro e levar a formas mais eficazes de ensinar o idioma.
Essa pesquisa, ainda em fase inicial, está focada no desempenho de brasileiros na escrita em inglês, a partir de redações disponíveis na base de dados. Segundo a professora do Departamento de Letras Modernas da FFLCH, Stella Esther Ortweiler Tagnin, “o acesso dos pesquisadores a essa base de dados é de grande importância e tem um valor inestimável para qualquer pessoa que trabalha com pesquisa na área de ensino”.
O chefe de serviços acadêmicos da EF Education First, o americano Christopher McCormick, considera o acordo com a USP uma iniciativa fundamental para que o país alcance outro patamar em relação aos conhecimentos e habilidades em inglês. “O EF Corpus Linguístico é um valioso banco de dados, que servirá de base para que os especialistas possam avaliar como os brasileiros aprendem idiomas no exterior e descobrir quais os erros mais comuns. A ideia é que as informações sejam úteis para o desenvolvimento e treinamento de professores de idiomas”, explica.
Fundada em 1965, a EF Education First é uma empresa especializada no ensino de idiomas, viagens educacionais, programas de graduação acadêmica e intercâmbio cultural. É responsável pela publicação do EF English Proficiency Index, o mais abrangente índice mundial de competência em inglês, que avalia a proficiência de adultos ao redor do mundo, e será a fornecedora oficial de treinamento de idiomas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.