Blog da USP - 06/03/2015 - Imprimir Imprimir

Últimos dias para visitar exposição sobre Charles Darwin, no Parque CienTec

A mostra foi concebida e exposta no Museu de Zoologia da USP em 2009, por ocasião dos 200 anos de Darwin e 150 anos da publicação da teoria da evolução das espécies. Esse Museu é pioneiro no Brasil na celebração do aniversário de nascimento de Darwin – 12 de fevereiro. Há 10 anos, o espaço promove atividades sobre o assunto ou em outros locais culturais/educativos, e está se tornando um centro de referência da divulgação evolutiva com a criação do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução Biológica (EDEVO-Darwin), da Pró-Reitoria de Pesquisa

Até o dia 14 de março, está aberta ao público a exposição “Darwin, evolução para todos!”, no Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec), realizada em comemoração aos 206 anos de nascimento de Charles Darwin (1809-1882).

A exposição apresenta um rico acervo e fatos importantes sobre a história do naturalista britânico Charles Darwin – que foi um notável cientista do século XIX e o autor da teoria da evolução das espécies através da seleção natural – e da elaboração de sua importante contribuição à ciência, com a proposta de suscitar a curiosidade e a reflexão sobre o lugar que ocupamos no contexto da biodiversidade em nosso planeta. A ideia é mostrar não só a obra, mas também um pouco da vida de Darwin, apresentando o lado humano desse cientista.

Na exposição, o público poderá ver painéis, animais taxidermizados e conservados em meio líquido, incluindo exemplos de espécies estudadas por Darwin em sua passagem pelo Brasil, como a Rhea americania (Ema), Forpus xanteropterygius (Tuim-de-asa-azul), além de coleções de besouros, peixes e fósseis.

Segundo a curadora da exposição e professora do Museu de Zoologia, Maria Isabel Landim, é necessário realizar eventos em torno do nascimento de Darwin “para mostrar a importância da teoria evolutiva para a ciência, que continua válida, relevante e atual, até hoje, mesmo após 150 anos”, destaca.

A visita à exposição é gratuita e aberta ao público em geral, de segunda-feira a sábado, exceto feriados, das 9h às 16h, no prédio administrativo do Parque Cientec, que está localizado na Avenida Miguel Stéfano, 4.200, na Água Funda, em frente ao Zoológico, São Paulo.

Mais informações pelos telefones (11)5077-6314 / 6312/6313, pelo e-mail: parquecientec@usp.br ou pelo site do Parque CienTec.

(Foto: Divulgação)