Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Blog da USP - 13/03/2015 - Imprimir Imprimir

IO organiza simpósio internacional sobre efeitos climáticos nos oceanos, de 23 a 27/03

Entre os dias 23 e 27 de março, acontece o Terceiro Simpósio Internacional Effects of Climate Change on the World’s Oceans, em Santos. O evento deve reunir pesquisadores de diversos países, gestores ambientais e membros de organizações ligadas às áreas de meteorologia, clima, pesca, prevenção de desastres ambientais e aspectos sociais relativos às mudanças climáticas.

Organizado pelos International Council for the Exploration of the Sea (Ices), Intergovernmental Oceanographic Commission of Unesco (IOC) e North Pacific Marine Science Organization (Pices), o simpósio é uma oportunidade para a comunidade científica trocar informações e avaliar os impactos das mudanças climáticas sobre os oceanos. Como organizador local, o Instituto de Oceanografia (IO) é responsável pela logística do evento, além de ter participado da seleção dos palestrantes e da montagem das sessões.

Ao todo, haverá doze sessões que abrangerão temas como processos físicos e suas interações com a dinâmica dos ecossistemas, recursos e governança dos oceanos, biodiversidade e impacto das mudanças climáticas nas comunidades costeiras. Entre os palestrantes, são destaques Chris Field, um dos líderes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC); Jean Pierre Gattuso, referência em acidificação dos oceanos e seus efeitos sobre os organismos; Lisa Levin, professora honorária do Scripps Institution e especialista em organismos de mar profundo; Shin-Ichi Ito, especialista em Modelagem Climática; e Manuel Barange, especialista em efeitos das mudanças climáticas sobre os ecossistemas marinhos.

Haverá um workshop de especial interesse ao Brasil, organizado pelo The Brazilian Ocean Acidification Research Group (BrOA), sobre o processo de acidificação das águas e a possibilidade de colocar em risco ecossistemas únicos, como por exemplo, o Banco de Abrolhos.

Os trabalhos selecionados durante o simpósio farão parte de um número especial do ICES Journal of Marine Science.

O primeiro simpósio internacional Effects of Climate Change on the World’s Oceans aconteceu em 2008, na cidade de Gijón (Espanha), atendendo à necessidade cada vez mais urgente de se avaliar as consequências das alterações climáticas sobre os oceanos. O segundo simpósio foi realizado quatro anos depois, em 2012, na cidade de Yeosu (Coreia do Sul).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas, inclusive, durante a realização do evento. Mais informações na página do simpósio.

•  •  •  •

1 comentário para IO organiza simpósio internacional sobre efeitos climáticos nos oceanos, de 23 a 27/03

  1. Vinicius Cortês Hipólito's Gravatar Vinicius Cortês Hipólito
    14 de março de 2015 às 0:57 | Permalink

    Meu interesse principal é no BrOA por causa ds ecossistemas únicos, como Abrolhos, é um assunto complexo e cujas dimensões ainda são pouco compreendidas, espero que seja de grande valia.

    Vinícius Cortês Hipólito

Deixe um comentário

Política de moderação de comentários

Este blog reserva-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou outros princípios da boa convivência. Dessa forma, serão suprimidos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa ou falsidade ideológica.