Blog da USP - 13/03/2015 - Imprimir Imprimir

Exposição comemorativa reúne mais de 200 peças pertencentes aos quatro museus da USP

Mostra Olhares Cruzados reúne peças de quatro museus da USP

A Identidade segundo os museus da USP

Como definir identidades? Com este questionamento, os Museus da USP realizam a mostra Olhares Cruzados, produzida em comemoração aos 80 anos da universidade. Realizada no MAC, a exposição reúne parte dos acervos pertencentes aos quatro museus da instituição – Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Zoologia e Museu Paulista. A entrada é Catraca Livre.

A exposição conta com as principais peças de cada uma das instituições. É importante ressaltar que, devido ao fechamento temporário de alguns dos museus da USP, muitos itens expostos em Olhares Cruzados não são expostos ao público há um bom tempo.

Somando mais de 227 itens – entre obras, objetos e espécimes – a mostra tem como fio condutor a ideia de Identidade/Diversidade. Acerca da temática, cada museu selecionou os itens que melhor reproduzissem a questão em sua área de conhecimento específica.

Segundo a curadora do MAC, Katia Canton, a expectativa é que o público perceba a harmonia na integração dos acervos. Apesar de atuarem em diferentes áreas, existem interessantes conexões entre o trabalho de cada um dos museus – conexões essas que podem ser descobertas em Olhares Cruzados. Uma delas é a representação da figura humana ou animal, presente nas peças dos quatro acervos – seja numa moeda, peça da cerâmica, quadro ou escultura.

Quer mais informações? Assista ao vídeo da exposição, realizado pela FMA.

(Matéria publicada no site Catraca Livre)