Blog da USP - 04/05/2015 - Imprimir Imprimir

Grupo de Estudos da FFLCH promove jornada sobre discurso religioso, no dia 14

Pregação de São Paulo aos atenienses, Pinacoteca Vaticana, de Raffaello Sanzio, 1520

O Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (GERAR) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) organiza a Jornada “Discurso Religioso: possibilidades retórico-argumentativas”, no dia 14 de maio, das 9h às 17h.

O evento tem como objetivo reunir estudiosos do discurso religioso de algumas perspectivas teóricas, tais como teoria literária, semiótica da cultura, ciências da religião, sociologia e estudos discursivos, criando um espaço de diálogo interdisciplinar em torno de diferentes objetos de pesquisa.

Veja a programação no site do Gerar. A inscrição custa R$ 20,00 e pode ser feita até na véspera da Jornada, dia 13 de maio, pelo link.

A Jornada será realizada no dia 14 de maio, das 9h às 17h, na sala 102 do prédio de Letras da FFLCH, localizada na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 – Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações pelo o e-mail: gerar@usp.br

20 anos

O Grupo foi formado em 1994, e tem o intuito de propiciar reflexão sobre a importância da intervenção de fatores retórico-argumentativos nas atividades discursivas dos falantes, assim como apontar as contribuições trazidas pelas diversas abordagens das Teorias da Argumentação. Os principais estudos do Gerar são focados na consideração da situação discursiva como elemento determinante da produção de sentido, na preocupação com o público/auditório, na busca de adesão do interlocutor, na diminuição da distância e das diferenças entre os sujeitos por meio da argumentação/persuasão.

Atualização
O evento será realizado no mesmo dia e horário citado acima, mas foi transferido para a Fundação Claretiano, na Rua Martim Francisco, 604, sala 45, 4º andar – Santa Cecília, São Paulo – próxima ao Metrô Santa Cecília e Shopping Higienópolis.