Blog da USP - 21/05/2015 - Imprimir Imprimir

EERP promove palestra sobre a doença genética Angioedema hereditário

No dia 25 de maio, segunda-feira, às 13h, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP promove a palestra “Angioedema hereditário: uma doença genética ainda pouco conhecida”.

A palestra é promovida e será ministrada pelos membros da Liga de Genética e Genômica (LiGGen) da EERP, com o objetivo de trazer mais informações sobre esta doença aos profissionais da área da saúde e à comunidade em geral.

O Angioedema hereditário (AEH) é uma doença genética e hereditária que atinge ambos os sexos. Os portadores da doença apresentam episódios recorrentes, ao longo da vida, de inchaços, conhecidos pelo termo angioedema (angio= vaso sanguíneo e edema= inchaço). Esses inchaços podem ser confundidos por algumas pessoas como sendo urticária, mas acontecem nas camadas mais profundas da pele. O AEH é raro e está relacionado com a ausência da proteína específica denominada inibidor de C1esterase em seus portadores, que ajuda a regular diversas reações do organismo, inclusive as inflamatórias. Apesar do AEH não ter cura, é possível controlá-lo.

LiGGen

A Liga de Genética e Genômica (LiGGen) é vinculada à EERP e foi fundada em 11 de fevereiro deste ano. O objetivo dessa Liga é fortalecer as ações de estudo, reflexão, discussão, pesquisa e extensão entre graduandos de Enfermagem e outros interessados sobre as interações existentes entre a Genética e a Genômica e a Saúde Coletiva. As reuniões do grupo acontecem às segundas-feiras, quinzenalmente, às 13h, nas dependências da EERP.

A participação na palestra é gratuita e será realizada na sala 1 da EERP, localizada no campus da USP em Ribeirão Preto, na Av. Bandeirantes, 3.900.

Mais informações pelo e-mail: liggen.usp@gmail.com

(Fontes/Imagem: Ministério da Saúde e Associação Brasileira de Portadores de Angioedema Hereditário (Abranghe)