Blog da USP - 06/07/2015 - Imprimir Imprimir

IV Mostra de Animação do Cinusp, em cartaz até 31 de julho

Começa hoje, dia 6 de julho, a IV Mostra de Animação do Cinusp. A mostra apresenta uma seleção de obras recentes, de diferentes países, técnicas e estilos, que estiveram em destaque no cenário internacional, ou por terem sido sucesso de bilheteria ou por terem tido grande repercussão em festivais.

“Contos da Noite” (2011), produção francesa com direção de Michel Ocelot

Além de grandes produções norte-americanas, como “Frozen – Uma Aventura Congelante” (2013), “Universidade Monstros” (2013), “Uma Aventura Lego” (2014) e “Os Boxtrolls” (2014), que utiliza a técnica de animação em stop-motion 3D, o conjunto de filmes escolhidos manifesta a abrangência da produção de animação contemporânea, dialogando com os mais diversos gêneros cinematográficos.

A influência da animação japonesa no contexto mundial é representada por títulos como “Vidas ao Vento” (2013), “O Conto da Princesa Kaguya” (2014) e “When Marnie Was There” (2014), ainda inédito no Brasil. Representando a cada vez mais expressiva produção latino-americana, a mostra exibirá o argentino “Um Time Show de Bola” (2013) e “Minhocas” (2013), o primeiro longa-metragem em stop-motion brasileiro, além do documentário “Luz, Anima, Ação” (2013), sobre o boom da animação no Brasil.

Também serão realizadas duas sessões especiais. A primeira acontecerá no dia 27 de julho, na Cidade Universitária, e reunirá o diretor Pedro Morelli e o animador Adams Carvalho, realizadores de “Zoom”, um longa-metragem de animação em rotoscopia que está em processo de finalização. No dia 28, haverá uma sessão de curtas de animação produzidos na USP, seguida de um encontro com os realizadores do curta-metragem “Oceano”, que comentarão o processo de realização, ainda em curso.

Confira a programação completa da mostra no site do Cinusp ou pela página do Cinema no Facebook. As sessões acontecem na Cidade Universitária, de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h, e no Centro Universitário Maria Antonia, nas sextas-feiras, às 20h, e nos sábados e domingos, às 18h e às 20h, em ambas as salas com entrada gratuita.

A sala do Cinusp na Cidade Universitária fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colmeia, Favo 4, e a sala Maria Antonia está localizada na Rua Maria Antônia, 294 – Consolação, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-3540 ou por e-mail: cinusp@usp.br

(Foto: Divulgação / Com informações do Cinusp)