Sala de Visitas - 31/07/2015 - Imprimir Imprimir

Reitor recebe visita dos embaixadores do Chile e da Tailândia

No dia 30 de julho, quinta-feira, no prédio da Reitoria, o reitor Marco Antonio Zago e o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, receberam a visita de dois embaixadores: do Chile e da Tailândia

[Da esq. p/dir.] O presidente da Aucani, Raul Machado Neto; o embaixador Jaime Gazmuri Mujica; o reitor Marco Antonio Zago; e o cônsul-geral do Chile em São Paulo, Hernán Bascuñán Jiménez

Em visita a São Paulo, o embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica, acompanhado do cônsul-geral do Chile em São Paulo, Hernán Bascuñán Jiménez, encontrou-se com o reitor para conversar sobre o panorama da pesquisa e do ensino superior nos dois países.

Na ocasião, o reitor ressaltou que um aspecto importante da atual administração é o “fortalecimento das relações acadêmicas com os países da América Latina. O Chile é um país que tem uma tradição de excelência acadêmica muito respeitada no Brasil, além de ter abrigado vários intelectuais brasileiros exilados”.

Atualmente, a USP tem convênios assinados com 18 instituições chilenas e, em média, publica 200 artigos por ano em parceria com essas universidades. Ainda assim, o embaixador explicou que, como a USP é o maior foco intelectual da América Latina, as relações acadêmicas e científicas entre os dois países precisam ser intensificadas.

Tailândia

No período da tarde do mesmo dia, o reitor recebeu a visita de uma delegação da Tailândia, chefiada pelo embaixador Pitchayaphant Charnbhumidol e formada por membros da Thammasat University: o reitor Somkit Lertpaithoon; o presidente do Conselho da Universidade, Noranit Setabutr; o diretor da Faculdade de Medicina, Preecha Wanichsetakul; o assistente para assuntos internacionais da Faculdade de Medicina, Prakitpan Thomthitchong; e o diretor da Faculdade de Engenharia, Prapat Wangskarn.

A delegação da Tailândia foi chefiada pelo embaixador Pitchayaphant Charnbhumidol (o sexto da esq. p/dir.)

A comitiva esteve em visita oficial ao Brasil com o objetivo de procurar oportunidades de cooperação internacional com universidades brasileiras. E, durante esse período passou por São Paulo e esteve também na Faculdade de Medicina, reunindo-se com o diretor da Unidade, José Otávio Costa Auler Junior.

Durante a reunião com Zago e Machado, os gestores da universidade tailandesa reforçaram o interesse em estabelecer acordos de cooperação internacional entre as duas instituições, principalmente nas áreas de saúde, engenharia e educação.

A USP possui um acordo de cooperação com a Thammasat University, em vigor desde novembro de 2014. Essa universidade é a segunda mais antiga instituição de ensino superior da Tailândia, tendo sido criada oficialmente no mesmo ano que a USP, em 1934. Possui 26 faculdades e escolas localizadas em quatro campi, frequentados por 34 mil estudantes.

(Fotos: Ernani Coimbra)